Por CBTM
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comemorou, na quarta-feira, 09 de fevereiro, 16 anos de fundação. A organização nasceu em 1995, em um pequeno escritório de Niterói (RJ). Hoje, o CPB está sediado em Brasília, e é apontado como exemplo de organização esportiva, como destaca o presidente, Andrew Parsons:
"Estamos comemorando 16 anos de uma organização que começou em uma casa modesta, em Niterói, e hoje é reconhecida como exemplo pelo planejamento, seriedade e pelos resultados que alcança. Parabéns a todo o Movimento Paralímpico pelas conquistas nesses 16 anos!"
Desde que o CPB foi criado, o desempenho brasileiro em Paraolimpíadas é expressivo e possui crescimento significativo. De 95 para cá, quando o Comitê dava os primeiros passos, o Brasil passou do 37º lugar, nos Jogos de Atlanta, (Estados Unidos), ao top 10, de uma Paraolimpíada. Nos Jogos de Pequim, em 2008, o Brasil terminou a maior competição do mundo em nono lugar.
Em 2011, o Comitê Paralímpico Brasileiro pretende comemorar em alto estilo: com mais conquistas esportivas. Em janeiro, a seleção brasileira conquistou um inédito terceiro lugar no Campeonato Mundial de Atletismo. Em novembro, o país defenderá a primeira colocação geral no quadro de medalhas no Parapanamericano de Guadalajara, no México.
Além do evento continental, o calendário de competições inclui semana de treinamentos, o Circuito Loterias CAIXA Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, que este ano terá sete edições, quatro regionais e três nacionais, e inéditos Open de Natação e Parapan de Esgrima, ambos sediados no Brasil. O objetivo é continuar a preparar os atletas da melhor maneira possível para os Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.
CPB