Por CBTM
A Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte selecionou, pela primeira vez, 13 projetos a serem desenvolvidos em Poços de Caldas, beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura mediante renúncia fiscal. Na tarde da última quinta-feira, os responsáveis pelos projetos esportivos aprovados receberam o certificado, que os habilita a buscar empresas interessadas em incentivar seus projetos.
Os membros da comissão de esporte foram nomeados no ano passado, separando os projetos de esporte dos da área cultural. Foram cinco membros indicados pela administração municipal e outros cinco eleitos por votação pela sociedade civil. "Os procedimentos são os mesmos, mas as comissões agora avaliam os projetos dentro da área específica de cada um", informa o presidente da Comissão Municipal de Incentivo ao Esporte, José Eduardo Cassaro.
Foram aprovados projetos dentro de critérios como a abrangência dentro da comunidade. Entre eles, o que vai utilizar as piscinas da Cohab para aulas de natação. É o projeto Acquativa. Outro projeto que já é sucesso há cinco anos, e teve nova aprovação para 2011 é o Iniciação Esportiva para Deficientes Visuais, desenvolvido na AADV(Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas).
Outros incentivam a prática de judô, do Tênis de Mesa, do atletismo, bicicross, basquete, futebol e karatê. "Os projetos têm caráter sócio-educativo e também, porque não, podem ser celeiros de novos talentos para o esporte local e até mesmo estadual e nacional", destaca o secretário de Esportes, Carlos Alberto dos Santos (Lelo).
A lei de incentivo é um mecanismo de financiamento da cultura e do esporte através da renúncia fiscal de empresas. Esta renúncia é de 3% de parte do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) dos quais 1% segue para a Secretaria de Esportes e Lazer e os 2% restantes para o Departamento de Cultura.