Por CBTM
Com as presenças de diversas autoridades municipais, ex-atletas e esportistas que defendem as equipes da cidade, o projeto foi lançado oficialmente, em cerimônia que ocorreu no salão de eventos da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Seest) da Prefeitura, no Bairro Oswaldo Cruz.Entusiasmado com o Centro de Detecção de Talentos.
A sede será no Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal’Mas (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 1301, Bairro Olímpico) - antigo Santa Maria. O prefeito José Auricchio Júnior destacou, durante o evento, que o local proporcionará o desenho apropriado e sempre pensado pelo Governo Municipal ao esporte da cidade, de “galgar um novo patamar nessa área, preservando o interesse coletivo”.
“O Centro de Detecção será um pólo de intersecção entre o esporte comunitário e de alto rendimento. Estamos chegando ao ponto correto”, corroborou ele, que fez questão de enfatizar que, graças a parcerias firmadas com Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), federações das mais diversas modalidades e a Brunoro Sport Business (BSB), foi possível a idealização deste projeto.
O secretário de Esportes e Turismo (Seest) da Prefeitura, professor Mauro Chekin, forneceu detalhes do Centro de Detecção, como que a garotada que for garimpada nas unidades estudantis do município (cerca de 8,5 mil alunos serão avaliados) terá à sua disposição no espaço avaliações físicas, fisiológicas e psicológicas e infraestrutura adequada ao desenvolvimento de modalidades esportivas, com auxílio de todo um conjunto de profissionais gabaritados.
“Fomos campeões de 13 dos últimos 14 Jogos Abertos do Interior. Mas agora, com esse trabalho, passaremos a fornecer uma contribuição mais efetiva ao esporte nacional, descobrindo atletas e formando cidadãos”, observou.
Ele ainda revelou que já estão sendo acertados os detalhes para que competidores Paralímpicos também sejam assistidos no espaço.Para o reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Silvio Minciotti, o esporte da cidade chega a um quadro nunca antes alcançado com a concepção do Centro de Detecção de Talentos.
“Como cidadão sancaetanense, eu digo que esse é um momento que consolida a melhor política pública da história da cidade nesse setor, com um projeto aplicado de forma igualitária, que permite que, independentemente de condições financeiras e outras, todos tenham a mesma oportunidade. Como reitor, afirmo que a Universidade vai se enriquecer ainda mais de conhecimento, pois contamos com pessoas de primeira linha.”
Início - Já em março, dez estagiários de educação física da USCS, sob supervisão de Paulo Tondato, coordenador desse curso na Universidade, começarão a analisar, durante as aulas desta disciplina, cerca de 8,5 mil alunos de 8 a 17 anos das escolas municipais de Ensino Fundamental e Médio da cidade – uma unidade estudantil será visitada por semana.
Após testes físicos e psicológicos e de habilidades motoras, os jovens que mostrarem mais aptidão à prática esportiva serão convidados a participar do Centro de Detecção de Talentos (as avaliações terminarão no meio do ano e o local estará em funcionamento em agosto).As modalidades que serão trabalhadas no local são basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação, ginásticas rítmica e artística, judô, Tênis de Mesa e de campo e futebol.
No local atuarão Paulo Tondato, coordenador do curso de Educação Física da USCS; Daniel Portella (fisiologista); Wagner Vettorazzi (parte psicológica); Maurício Milani (médico); além de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo. O Centro Esportivo e Recreativo Victório Dal’Mas, local do Centro de Detecção, conta com quadra poliesportiva, piscina aquecida semiolímpica, campo, centro de ginástica e salas de fisioterapia e ginástica.
Basquete e vôlei - A parceria da Prefeitura de São Caetano, Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e Brunoro Sport Business (BSB) fez com que a cidade ganhasse um centro para revelar novos talentos ao basquete (9 a 17 anos) – o projeto também foi lançado nesta quinta.
“São Caetano respira esporte. Portanto, quando pensamos num projeto esportivo de ponta, naturalmente já o associamos a municípios como São Caetano, exemplo para o País”, disse José Carlos Brunoro, diretor da BSB.Este programa, que tem como madrinha Hortência, considerada a Rainha do Basquete Brasileiro, irá melhorar ainda mais as escolhinhas da modalidade já existentes na cidade, no masculino e no feminino, para garimpar atletas e prepará-los aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
“As portas estão abertas para quem quiser participar. Outra situação importante a ser citada é que nós treinamos os professores para que o ensino seja igual em todos os locais.
”Com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, São Caetano fechou convênio para ser um pólo de formação no vôlei. Voltado a jovens atletas no masculino e no feminino (16 a 21 anos), o projeto terá seus treinos concentrados no Ginásio Milton Feijão, do Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, no Bairro Olímpico.
“São Caetano é nossa parceira nessa empreitada pela seriedade que apresenta no trabalho esportivo”, ressaltou Eduardo Anastasi, coordenador de Esportes da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.