Notícia

CINTRA GORDINHO BUSCA ESTIMULAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Por CBTM

03/03/2011 09h19


Alunos da Fundação Antônio-Antonieta Cintra Gordinho têm aulas especiais de Educação Física, nas quais o objetivo principal é estimular as crianças e os adolescentes. Anualmente, os professores da disciplina traçam o Plano de Ensino, que contempla os alunos da Creche e Escola Infantil ao Ensino Médio (que começou este ano).

Na Creche e Escola de Educação Infantil Almerinda Pereira Chaves, as crianças de 6 meses a 5 anos têm Adaptação ao Meio Líquido, disciplina que será aprimorada e completada quando estiverem no primeiro trimestre do Ensino Fundamental.

Daí em diante as crianças receberão os fundamentos básicos para o nado: atividades aquáticas, flutuação, pernadas e braçadas, para depois aprenderem o crawl, nado de costas e de peito. Enquanto não atingem essa faixa etária elas vão se envolvendo com jogos, brincadeiras, brinquedos e muitas atividades lúdicas, tendo como foco as habilidades motoras básicas: andar, correr, pular, lançar....

"Se percebemos alguma dificuldade mais séria no aluno conversamos com os pais, com outros professores e desenvolvemos um trabalho específico para ele", informa o professor Edison Cascais dos Santos  (Edinho).

Os alunos da fundação têm duas aulas de Educação Física Escolar e mais duas de Modalidades Esportivas. No 1º ano eles têm aula de atividades folclóricas (pular corda, amarelinha, três marias, bolinhas de gude); no 2º ano, jogos populares (unha na mula, esconde esconde, queimada, mãe da rua); 3º ano, ginástica artística (equilíbrio, postura, flexibilidade); 4º ano, jogo de damas; 5º ano, atividades circenses (perna de pau, barangandam, malabares com três bolas, rola rola no cilindro), seguido de um relaxamento.

No 6º ano, há aulas de atletismo (salto em distância, salto em altura, arremesso de peso e pelota; corridas de 100 metros, de 400 metros e revezamento; no 7º ano, atividades expressivas corporais; no 8º ano, iniciação ao tênis de quadra e tênis de mesa, como outras modalidades com raquetes - badminton e frescobol; 9º ano, lutas (cabo de guerra) e esporte, como por exemplo, o beisebol, que é específico de outro país. Eles recebem noções básicas sobre anabolizantes e nutrição.

"As oportunidades oferecidas enriquecem as crianças e diferenciam nosso trabalho", afirma Daimier Gomes do Nascimento, outro professor de Educação Física.Modalidades esportivas - Segundo Edinho, a iniciação esportiva que os alunos recebem está longe de ser uma especialização precoce.

"Transmitimos as noções básicas esportivas para que eles possam se identificar com algumas delas e praticá-las. Em relação aos menores trabalhamos com jogos pré-desportivos, que seriam esportes com regras adaptadas (não oficiais) para essa faixa etária. Assim a modalidade fica mais tranquila, estimulante e prazerosa."

A partir dos 12 anos tanto as meninas quanto os meninos aprendem modalidades esportivas específicas: basquete, vôlei, futsal, futebol de campo, handebol, atletismo.

Cada uma é trabalhada na teoria (o surgimento, o país de origem) e na prática - aulas esportivas divididas por gêneros (masculino e feminino) e categorias. Os alunos do Ensino Médio, cujo curso começou este ano, não terão modalidades físicas específicas.

Continuarão tendo aula de modalidades esportivas dentro da Educação Física Escolar, sem divisão de gêneros, visando à melhoria de qualidade de vida. Serão trabalhadas as bases anatômicas e fisiológicas.  Eles terão a oportunidade de optarem pelo curso de Monitoria Recreativa e Esportiva, preparando-os para o mercado de trabalho.

"Faremos contatos com empresas de recreação e eventos para os que quiserem trabalhar com esse nicho. Queremos ajudá-los", afirmam os professores.

Projetos - Algumas datas são pré-estabelecidas, como 25 de maio - Dia do Desafio. Nesse dia todos os alunos e funcionários se envolvem. No dia 26 de agosto a escola realiza o Festival de Pipa, um projeto interdisciplinar que envolve outras áreas como Matemática.

O Festival de Esporte ocorrerá de 19 a 23 de setembro. O evento é um campeonato interno das modalidades desenvolvidas durante o ano letivo. Os alunos da fundação também participam de eventos e campeonatos promovidos pela Prefeitura de Jundiaí.

Jornal de Jundiaí

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?