Por CBTM
Os gritos e o punho cerrado estão virando marca registrada de Gustavo Tsuboi, depois de cada ponto, como no sábado à noite, no Maracanãzinho, onde ele conquistou a Copa Latino-Americana ITTF de Tênis de Mesa. O brasileiro superou o paraguaio Marcelo Aguirre por 4 sets a 0 (11/5, 11/7, 11/5 e 11/6). Mas para Tsuboi, o melhor do Brasil no ranking mundial, falta algo para o esporte crescer no país:
--- Não temos perspectiva de viver do tênis de mesa como profissão, embora hoje a situação esteja melhor com o Bolsa Atleta, com a Bolsa do Estado de São Paulo. Atualmente, vivo do esporte, graças às bolsas e à Prefeitura de São Caetano. No Brasil, deve haver uns dez profissionais.
Apoio dos pais motiva
Tsuboi fará 26 anos a 31 de maio. Entre 2006 e 2010, morou e jogou na França:
--- Lá, aprendi muito no esporte e na vida. Meus pais (Martim e Eiko) me davam de tudo, e eu era meio mal acostumado. Na França, aprendi a me virar e amadureci.
Profissional, Tsuboi treina quase sete horas por dia.
--- Mas, somando tudo, treino das 8h30m às 20h30m --- afirmou ele, que quer voltar a estudar.
--- Eu me dedico só ao esporte, mas cheguei a fazer um ano de Economia na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Tranquei matrícula para ir para a França.
Sobre o título, ele estava feliz por ter superado o primeiro dia, quando perdera por 4 a 1 para o próprio Aguirre.
--- Demorei (na sexta-feira), a me adaptar à iluminação, à mesa e ao piso. Havia jogado muito mal — reconheceu. — Com a força da família e dos técnicos, joguei melhor.
Para Tsuboi, este é um dos títulos mais importantes.
--- Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, fui ouro por equipes, com Hugo Hoyama e Thiago Monteiro, e prata nas duplas, com Bruno Anjos. Em 2008, fui às Olimpíadas de Pequim, e em 2010, fui campeão dos Jogos Sul-Americanos e campeão brasileiro --- disse.
Com o título da Copa Latino-Americana, Tsuboi vai à Copa do Mundo, em Paris, em novembro. Em junho, já espera ter assegurada a vaga olímpica para Londres-2012.
Primeira campeã feminina da Copa Latino-Americana ITTF, Wu Xue, chinesa naturalizada dominicana, elogiou o torneio e disse que o tênis de mesa está crescendo no país.
--- As brasileiras estão melhorando muito. Mas é necessário mais meninos e meninas que joguem --- disse Wu Xue, que bateu a mexicana Yadira Silva por 11/9, 11/7, 11/3 e 11/9.
Prata nos Jogos Pan-Americanos-2003, em Santo Domingo, e em 2007, no Rio, Wu Xue vai à Copa do Mundo, em maio, em Cingapura.
Segundo o técnico francês Jean René Mounie, consultor da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), para Londres-2012, os atletas precisam treinar lá, e a entidade vai apostar nos jovens para 2016.
Em junho, o Rio vai sediar o Aberto do Brasil, com 250 atletas de 30 países. De acordo com o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, no Brasil, o público vê a modalidade como lazer:
--- Patrocinadores dizem que não querem ‘ping-pong’, mas o tênis de mesa é olímpico.