Por CBTM
A ADM-Petrópolis, treinada pelo técnico Daniel Ramos no Esporte Clube Pedro do Rio, com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, através das secretarias de Educação e Esportes, representou a cidade na Copa Brasil de Tênis de Mesa que aconteceu na ultima semana, entre os dias 17 e 20, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A equipe petropolitana voltou para casa com o dever cumprido e o técnico Daniel Ramos comemorou não só alguns bons jogos realizados por seus atletas, mas principalmente sua evolução durante a competição.
É importante ressaltar que mesmo sem conseguir medalhas na competição, os jovens atletas da cidade tiveram a chance de jogar contra alguns dos melhores mesatenistas do Brasil, consequentemente das Américas, já que o Brasil é uma das maiores forças, se não a principal força latino-americana, prova disso foi o titulo conquistado por Gustavo Tsuboi na Copa Latino Americana realizada nos mesmos dias da Copa Brasil, também no maracanãzinho.
Os dois primeiros dias, quinta (17) e sexta (18), foram marcados pela disputa das competições de Rating, divididas de acordo com a pontuação de cada atleta. Nesta competição, Kaio Marujo, Pedro Teixeira e Luan mesquita chegaram a se classificar na fase de grupos, mas foram eliminados na fase final. Luan que ainda teve boa atuação na fase final, foi eliminado pelo campeão da sua categoria. Ainda disputaram a competição Patrick Frias e Maria Eduarda Costa.
No final de semana, sábado (19) e domingo (20), aconteceram as disputas por categorias (faixa etária), porém nesta competição os jovens jogadores petropolitanos não conseguiram se classificar para a fase final, mas ficou realmente a marca de uma boa evolução durante toda competição, consolidada no ultimo jogo dos nossos atletas, quando mesmo desclassificado Luan Mesquita derrotou seu rival direto no estado do Rio de Janeiro, Pedro Moura, atleta de Volta Redonda, pelo placar de três sets a zero.
Esta competição foi um divisor de águas para o tênis de mesa petropolitano, garante o treinador da equipe, Daniel Ramos.
"Sabíamos que estaríamos jogando contra os melhores jogadores do país e que não poderíamos cobrar medalhas dos nossos atletas. Mas, como venho dizendo, temos que ter como referência realmente o alto rendimento e sendo assim, esta competição foi excelente para os nossos jogadores, não só pela oportunidade de jogar contra os melhores do país, mas pelo fato de viverem o dia a dia de uma competição deste nível, olhando para o lado e vendo atletas consagrados como o Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi que venceu a Copa Latino Americana, entre outros grandes atletas", avaliou o técnico Daniel Ramos.
"Não tenho dúvidas que esta competição foi um divisor de águas para o nosso tênis de mesa, pois a partir de agora temos noção exata do ponto que estamos e o que temos que fazer para evoluir e conseguir chegar a elite do país, o que naturalmente a nível de estado do Rio de Janeiro nos proporcionará grandes chances de trazer muitas conquistas para nossa cidade", aposta.