Por CBTM
Futebol, voley, atletismo, trilhas, futsal, tênis de mesa, handbool e queimada são algumas das dez modalidades esportivas disputadas nos tradicionais Jogos Educacionais promovidos pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Cerca de 70 mil educandos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) se envolvem com as atividades de acordo com a idade necessária para cada prática.
Até o final deste ano letivo, os alunos participarão primeiramente das modalidades individuais, em seguida das coletivas, no Parque Mutirama, e durante todo o ano das trilhas educacionais, realizadas na Vila Ambiental, no
Parque Areião, e também no Jardim Botânico de Goiânia. Com a organização da Divisão de Estudos e Projetos (DIEP) da SME, os jogos envolvem os alunos com o objetivo de incentivar e despertar valores sociais, como o trabalho em equipe, companheirismo, respeito, reconhecimento de vitória e derrota.
A competição e a disputa animam os participantes, mas são os aspectos menos trabalhados pedagogicamente com os alunos, sendo a interação e a socialização as questões mais priorizadas durante as atividades esportivas desenvolvidas.
A secretária municipal de Educação, Neyde Aparecida, destacou a importância dos jogos na rede. "Esporte, cultura e Educação são três segmentos interligados e não podem jamais ser separados. O desenvolvimento social, corporal e mental dos alunos depende deste tripé e nós, educadores, procuramos estabelecer a total participação dos alunos nestes jogos para que eles possam receber uma formação educacional completa e de muita qualidade", declara.
Os Jogos Educacionais contemplam a Educação Infantil, os Ciclos I, II, II e a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos.
Durante todo o ano, os alunos inscritos nas modalidades recebem o apoio técnico dos professores de Educação Física, que orientam e participam diretamente, explicando e ensinando teorias e práticas sobre cada esporte. Além disso, os alunos recebem assistência com transporte, água, uniforme e lanche.
Na primeira quinzena de abril, os alunos inscritos iniciarão a participação nas modalidades escolhidas. Inicialmente serão disputadas as práticas individuais como xadrez, tênis de mesa e atletismo, com torneio final programado para o dia 28 de maio.
Já as modalidades coletivas, como futsal, basquete, handebol, voleibol e queimada, recebem inscrições a partir do dia 9 de maio e serão disputadas no segundo semestre. (Lívia Máximo)
Trilhas Ecológicas
Dentro da programação dos Jogos Educacionais, a Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), promove as Trilhas Ecológicas, com o propósito de promover a consciência em relação à preservação ambiental no meio educacional.
Em 2010, mais de 4 mil alunos da rede municipal de Educação (RME) passaram pelo Parque Areião e realizaram as provas esportivas durante as trilhas. Em meio a mata, as crianças são recebidas por atores fantasiados de animais, que falam sobre temas como desmatamento, extinção e preservação da fauna e flora.
Ao longo do trajeto passam por provas esportivas, como ultrapassar obstáculos, pular corda, subir e descer, percorrendo uma trilha no parque ao mesmo tempo em que recebem informações sobre ecologia.
Jair Marinho, professor e um dos coordenadores dos jogos, afirma que as trilhas conseguem atingir dois objetivos fundamentais na formação infantil: formar a consciência ecológica e desenvolver valores voltados para hábitos saudáveis.
"Durante as provas, os alunos têm contato direto com a natureza e recebem Educação Ambiental de maneira lúdica e significativa. Eles têm a oportunidade de conhecer de perto alguns elementos do Cerrado. Por meio de diálogos descontraídos podem assimilar valores de preservação do meio ambiente, assim como praticar trilhas.", avalia.
Abertura oficial
A solenidade de abertura oficial dos Jogos Educacionais 2011 ocorreu na última quarta-feira, 23, e reuniu cerca de 5 mil alunos, professores e servidores da rede municipal que lotaram o Ginásio de Esportes Rio Vermelho, no Centro de Goiânia.
Foi uma manhã animada com apresentações culturais de dança e com a presença e performance dos divertidos palhaços do Circo Lahetô. Para oficializar a abertura, a secretária Neyde Aparecida, juntamente com alunos, desfilou, exibiu e acendeu a tocha olímpica.
Para a professora de dança, Elaine Izabel da Silva Cruz, da Escola Municipal Georgeta Rivalino Duarte, na Vila Mauá, os Jogos Educacionais representam principalmente uma importante interação social. "Os alunos são estimulados à convivência em grupos e tornam-se mais sociáveis. Esporte, dança e cultura contribuem para o aumento da autoestima e da auto-confiança das crianças.", explica.
Já Lianessa Carrijo, 12 anos, aluna da Escola Municipal Professora Silene de Andrade, no Aruanã II, fala da satisfação em participar anualmente dos jogos. "Acho ótimo, pois aprendemos um pouco de tudo. O esporte é importante para a saúde, sem contar que saímos da rotina de sala de aula, o que acaba sendo um momento de aprendizado e também de diversão.", comenta.