Notícia

TAKUJI YAMADA COMANDA EQUIPE DE 12 MESATENISTAS DE ARAÇATUBA

Por CBTM

18/04/2011 14h52


Takuji Yamada, de 75 anos, desenvolve um projeto em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de Araçatuba.

O mestre treina 30 atletas no ginásio municipal de esportes Dr. Plácido Rocha, e conta com atletas já consagrados na modalidade, como Alexandre Caldeira, campeão para-panamericano, mundial e brasileiro em sua categoria, a pré-sênior.Takuji, que pratica o tênis de mesa há 53 anos e hoje está inserido na categoria "veterano mais de 60 anos", explica que o esporte, por não ser popular, não tem um controle exato de alunos permanentes.

“Não podemos segurar os alunos. Alguns chegam para treinar, ficam uma semana e depois não voltam. Contamos com uma média de 30 alunos, que praticam o esporte comigo. Como não é uma quantidade grande, misturamos as categorias. Mas na equipe que disputa as competições, são apenas 12 atletas. Seis do feminino e seis do masculino”, explica o treinador.

Como em cada jogo pode-se usar apenas três jogadores, Takuji explica que a equipe se intercala de acordo com as partidas. Três ficam na reserva, e três jogam. “Durante uma partida, não podemos fazer substituições, então nós dividimos a equipe de três atletas substituindo em cada partida”, explica o treinador.

Para participar do projeto, basta procurar a Secretaria Municipal de Esportes. Uma estudante de Educação Física, que também faz parte da equipe feminina de tênis de mesa, treina os jovens às terças e quintas, das 15h às 16h30.

HISTÓRIA

Takuji Yamada começou no tênis de mesa por meio de um primo. Ele conta que jogava basquete e que, na época, aconteciam muitos intercâmbios culturais, trazendo diferentes esportes para a popularização na região. Na época, em setembro de 1957, um destes grupos veio até Araçatuba trazendo o tênis de mesa para a população, inclusive com mesatenistas renomados.

Os atletas faziam parte do clube Para Todos, de São Paulo. Takuji gostou do esporte e começou a praticá-lo. Em 1962, conseguiu colocar o tênis de mesa nos Jogos Regionais. Na época, o esporte não era dividido em categorias e sim pelo sexo.Pelo esforço e o trabalho realizado há 53 anos, o técnico e atleta recebeu uma homenagem do Jornal Shimbum, de São Paulo, como o técnico mais dedicado do Brasil no ano de 2010.

O jornal concede este prêmio todos os anos para homenagear esportistas descendentes de japoneses de diferentes modalidades. Além do tênis de mesa, Takuji pratica a natação como hobby há cinco anos.

O Liberal Regional

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações