Por CBTM
A 1ª Paraolimpíada coloca o Piauí no circuito de eventos olímpicos do Brasil. O governador Wilson Martins (foto) fez o lançamento oficial do evento junto com o secretário da Seid - Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Helder Jacobina, o presidente da Fundação de Esportes do Piauí, José Gomes, a deputada estadual Rejane Dias e o presidente do Conselho Fiscal do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), José Afonso Costa. A solenidade foi realizada nesta terça-feira (29), no Palácio de Karnak.
O projeto da 1ª Paraolimpíada foi elaborado pela equipe técnica da Seid com o objetivo de aproveitar o clima esportivo que o Brasil vive, por conta da Olimpíada e da Copa do Mundo de Futebol. José Afonso da Costa parabenizou a iniciativa do Estado do Piauí:
--- Sou piauiense de Floriano e me orgulho de ver o meu Estado dar um passo tão importante para as pessoas com deficiência.
Para o representante do CPB, o passo seguinte é que o Estado melhore as condições para a prática dos esportes Paralímpicos.
--- A Universidade Estadual tem uma boa estrutura para o paradesporto, basta apenas alguns investimentos.
O Piauí está no caminho certo para fazer parte do calendário Paralímpico nacional.A deputada estadual Rejane Dias falou da importância para as pessoas com deficiência a realização de um evento deste nível. E ressaltou que a Paraolimpíada do Piauí deve se firmar no calendário de eventos do Estado.
Para José Gomes, a promoção do esporte é sua principal missão, o esporte voltado para as pessoas com deficiência é um filão que deve ser incentivado. Em sua fala ele reforça a parceira com a Seid para a realização da competição esportiva.
--- A Seid pode contar com a Fundespi como parceira na Paraolimpíada.
O secretário Helder Jacobina disse que a paraolimpíada é uma forma de incentivar vários potenciais no nosso esporte.
--- Temos atletas que se destacam na natação, no basquete de cadeira de rodas, no badminton, entre outras modalidades. Temos que incentivar para que estes talentos do esporte sejam descobertos.
O governador Wilson Martins falou que a Paraolimpíada é um evento que mostra a ação do Governo em prol do segmento das pessoas com deficiência.
--- O Piauí tem um sexto de sua população com algum tipo de deficiência e temos que ter políticas e ações concretas para contemplar esta parcela importante da nossa população.
O governador frisou que o esporte é uma forma de não só incluir, mas valorizar a população com deficiência do Piauí.
Paraolimpíada - A competição esportiva vai ser iniciada no dia 30 de maio (solenidade de abertura), as competições acontecerão de 31 de maio a 8 de junho e no dia 9 de junho, Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, acontece a premiação do evento.
A 1ª Paraolimpíada do Piauí vai reunir várias modalidades esportivas, como o Futsal – Futebol (Futebol de Sino), Natação, Atletismo, Badminton, Basquete (Basquete em Cadeira de Rodas), Vôlei de Quadra, Vôlei de Areia, Handball, Tênis de Mesa e Tiro Esportivo.
Na programação do evento também vão acontecer competições com modalidades de exibição, como: capoeira, judô, ciclismo, rapel, canoagem e esgrima.