Por CBTM
Depois de garantir na Fifa o direito de receber jogos da Copa de 2014, Manaus entrou pesado na disputa para abrigar outra competição internacional. Nesta quarta-feira (04), o Comitʠ Olímpico Brasileiro (COB) divulgou que a capital amazonense passou na primeira fase do “vestibular” para ser uma das sedes de apoio antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Vila Olímpica de Manaus, Aldemar Amazonas Affonso, a “costura” política começou no começo de abril, quando a cidade foi inscrita junto ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
“Como a Vila Olímpica tem uma boa estrutura, resolvemos nos inscrever na concorrência. E ontem chegou a notícia de que tínhamos passado na primeira fase”, explicou Aldemar.
O próximo passo é o recebimento do Caderno de Encargos, dia 23 deste mês, no Rio de Janeiro. A “defesa” da candidatura será feita por Aldemar Affonso e Ariovaldo Malízia, diretor-técnico da Vila Olímpica.
Igual a Copa de 2014
O processo de concorrência é parecido com o que levou Manaus a ganhar de Belém e de Rio Branco na entidade máxima do futebol mundial. No caso da Olimpíada, a sede principal é o Rio de Janeiro, que precisa de outras cidades para receber as delegações internacionais para o período de aclimatação.
Aldemar lembra que, em 1996, antes dos Jogos de Atlanta (EUA), a Vila recebeu delegações como a de Portugal e de Cuba. Deu sorte, pois, segundo ele, a portuguesa Rosa Mota ganhou a prova dos 10.000m. Na premiação, ela lembrou do período de aclimatação feito em Manaus, enfatizando o papel da estrutura esportiva local na conquista.
O que oferecemos?
Além da pista de atletismo, a Vila Olímpica oferece espaço para treinos de outras modalidades, como natação, judô, tênis de mesa, ginástica, futsal, vôlei e basquete. Para os atletas locais, ficaria um legado interessante, pois o complexo passaria por uma completa remodelação.
Governo trabalha em outra frente
No Rio de Janeiro, o secretário estadual de Esportes e Lazer, Júlio César Soares, tem outra missão hoje. Tudo porque Manaus confirmou sua inscrição para receber a etapa infantil das Olimpíadas Escolares, em 2013.
Trata-se da maior competição estudantil do Brasil, que anualmente acontece em duas cidades, sendo uma recebendo a categoria 12 a 14 anos e a outra a 15 a 17.
Segundo o chefe do Departamento de Desporto da Sejel, Ricardo Marrocos, a capital amazonense tem todas as condições de receber os cerca de 5 mil visitantes durante a competição. “Nesta quinta-feira vamos conhecer as nossas concorrentes”, explicou Marrocos.
Reforma das praças esportivas, mídia nacional, além de um forte incremento na rede hoteleira, comércio e setor de serviços são benefícios diretos que a cidade ganhará, caso receba as Olimpíadas Escolares de 2013.
A Crítica - AM