Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu Londrina (PR) como sede das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 15 a 17 anos. A cidade paranaense substituirá Joinville (SC), que não apresentou o número de leitos suficientes para a realização do evento.
Entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2011, cerca de 3,5 mil atletas de 12 modalidades estarão em Londrina competindo e trocando experiências. As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
Londrina já receberia a edição das Olimpíadas Escolares para a mesma faixa etária em 2012. “Procuramos substituir Joinville justamente por uma cidade que já estivesse pronta para receber o evento. Ficamos muito satisfeitos com o interesse de Londrina, que atende a todos os requisitos para nos ajudar a organizar uma grande competição”, disse Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Seminário - O Comitê Olímpico Brasileiro organizou nesta quinta-feira, dia 5, o Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares 2013. Com a presença de mais de 80 representantes de 24 estados e 37 cidades, o COB apresentou o projeto das Olimpíadas Escolares, as responsabilidades e as condições para uma cidade recebê-las. A partir desta quinta, as cidades interessadas têm um mês para responder ao questionário entregue pelo COB, listando todos os quesitos que a cidade tem que apresentar para ser a sede da competição. As cidades que forem aprovadas serão inspecionadas por uma equipe do COB. O resultado da seleção será divulgado em outubro.
"A grande adesão ao seminário é uma honra e, acima de tudo, um reflexo do profissionalismo do esporte brasileiro e da vitória do Brasil na candidatura à sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016", disse o Superintendente Executivo de Esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. "Ano passado atingimos 2 milhões de jovens participantes de todas as etapas das Olimpíadas Escolares. Nossa meta é aumentar ainda mais esses números", disse Marcus Vinícius.
"A presença de todas essas cidades interessadas em receber as Olimpíadas Escolares demonstra a credibilidade do nosso projeto e a seriedade do processo de seleção das sedes", afirmou Edgar Hubner. "O modelo das Olimpíadas Escolares tem como objetivo transformar o esporte a partir de escola como instrumento de formação para o alto rendimento. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional", completou Edgar Hubner.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer da cidade de Goiânia (GO), Luiz Carlos Orro, esteve presente ao seminário e mostrou interesse em voltar a receber o evento. Goiânia foi uma das sedes das Olimpíadas Escolares em 2010. "O COB está de parabéns pela organização deste seminário e pela grandiosidade das Olimpíadas Escolares. Goiânia está analisando a possibilidade de concorrer a sede do evento em 2013", afirmou Orro.
As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.
O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010.