Notícia

LONDRINA SERÁ SEDE DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES DE 2011

Por CBTM

06/05/2011 08h42


O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu Londrina (PR) como sede das Olimpíadas Escolares 2011, para atletas de 15 a 17 anos. A cidade paranaense substituirá Joinville (SC), que não apresentou o número de leitos suficientes para a realização do evento.

Entre os dias 02 e 11 de dezembro de 2011, cerca de 3,5 mil atletas de 12 modalidades estarão em Londrina competindo e trocando experiências. As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.

Londrina já receberia a edição das Olimpíadas Escolares para a mesma faixa etária em 2012. “Procuramos substituir Joinville justamente por uma cidade que já estivesse pronta para receber o evento. Ficamos muito satisfeitos com o interesse de Londrina, que atende a todos os requisitos para nos ajudar a organizar uma grande competição”, disse Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e diretor geral das Olimpíadas Escolares.

Seminário - O Comitê Olímpico Brasileiro organizou nesta quinta-feira, dia 5, o Seminário de Cidades Candidatas às Olimpíadas Escolares 2013. Com a presença de mais de 80 representantes de 24 estados e 37 cidades, o COB apresentou o projeto das Olimpíadas Escolares, as responsabilidades e as condições para uma cidade recebê-las. A partir desta quinta, as cidades interessadas têm um mês para responder ao questionário entregue pelo COB, listando todos os quesitos que a cidade tem que apresentar para ser a sede da competição. As cidades que forem aprovadas serão inspecionadas por uma equipe do COB. O resultado da seleção será divulgado em outubro.

"A grande adesão ao seminário é uma honra e, acima de tudo, um reflexo do profissionalismo do esporte brasileiro e da vitória do Brasil na candidatura à sede dos Jogos Olímpicos Rio 2016", disse o Superintendente Executivo de Esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. "Ano passado atingimos 2 milhões de jovens participantes de todas as etapas das Olimpíadas Escolares. Nossa meta é aumentar ainda mais esses números", disse Marcus Vinícius.

"A presença de todas essas cidades interessadas em receber as Olimpíadas Escolares demonstra a credibilidade do nosso projeto e a seriedade do processo de seleção das sedes", afirmou Edgar Hubner. "O modelo das Olimpíadas Escolares tem como objetivo transformar o esporte a partir de escola como instrumento de formação para o alto rendimento. Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar e acadêmico a formação de base que futuramente nos dará representantes em nível internacional", completou Edgar Hubner.

O Secretário Municipal de Esporte e Lazer da cidade de Goiânia (GO), Luiz Carlos Orro, esteve presente ao seminário e mostrou interesse em voltar a receber o evento. Goiânia foi uma das sedes das Olimpíadas Escolares em 2010. "O COB está de parabéns pela organização deste seminário e pela grandiosidade das Olimpíadas Escolares. Goiânia está analisando a possibilidade de concorrer a sede do evento em 2013", afirmou Orro.

As Olimpíadas Escolares são realizadas em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton. Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.

O segundo ciclo das Olimpíadas Escolares, iniciado em 2009, mantém os objetivos de promover a inclusão social a partir do esporte, detectar novos talentos e criar um novo ambiente favorável à continuidade da prática esportiva no país. Somente na edição de 2010.

EsporteSite

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?