Por CBTM
O prefeito Eduardo Paes se viu em uma situação constrangedora nesta sexta-feira. Em evento de lançamento do projeto "Cidade Olímpica", site que acompanhará o andamento das obras e as modificações da cidade do Rio de Janeiro até os Jogos Olímpicos de 2016, a vereadora Andréa Gouvêa Vieira (PSDB) entregou a membros do Comitê Olímpico Internacional um manifesto que defende a implantação de um traçado alternativo da linha 4 do metrô. As informações são do jornal “O Globo”.
Segundo a publicação, Paes encerrou a entrevista coletiva abruptamente ao ver a vereadora no Palácio da Cidade. Em seguida, Andréa entregou ao presidente da comissão de coordenação das Olimpíadas 2016, Nawal El Moutawaqel, um documento com assinaturas de 18 representantes de associações de moradores e ONGs contrários à proposta de ligação direta entre a Linha 4 do metrô e as estações da Linha 1. O grupo defende a implantação de um trajeto alternativo.
--- Se nós estamos fazendo metrô para atender às necessidades de 20 dias dos Jogos Olímpicos, o melhor é fechar a cidade e decretar feriado. Essa é uma obra que vai deixar um elefante branco. Se queremos deixar um legado, essa é uma situação reversível --- disse.
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Góis rebateu as críticas da vereadora.
--- O projeto atual apresentado deixou o comitê satisfeito e atende às necessidades do evento.
Nesta quinta-feira, representantes do COI visitaram as obras na Barra da Tijuca, com previsão de entrega em dezembro de 2015, seis meses antes das Olimpíadas. A comissão demonstrou preocupação com a região do Maracanã, que nesta semana sofreu alagamento após fortes chuvas na cidade.