Por CBTM
São Caetano foi escolhida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para sediar o primeiro centro de excelência nacional da modalidade.
A estrutura, com custo estimado em R$ 2 milhões, deve ficar pronta em seis meses e beneficiar 500 atletas de todas as categorias - desde a base até o adulto - que atualmente circulam por clubes atrás de boas condições para treinamento.
A cidade disponibilizou três locais para instalação do projeto que estão sendo avaliados pela CBTM. A primeira opção é o Serc Santa Maria, por sua localização privilegiada. O 7 de Setembro e o Abrev correm por fora. "Creio que em 15 dias terei a resposta sobre o espaço escolhido. Depois converso com o prefeito CF51(José Auricchio Júnior, PTB) e autorizo o uso", explica o secretário de Esporte e Turismo, Gilberto Costa.
Os recursos para a construção do centro serão exclusivos da CBTM. A participação de São Caetano se resume a emprestar o espaço. "O local servirá de piloto. Posteriormente serão construídos outros, do mesmo porte, pelo Brasil. O convênio de São Caetano com a confederação é antigo. Mantemos aqui, na sede da secretaria, centro de treinamento, mas agora partiremos para passo muito maior", explica Costa.
A expectativa é que o local atraia grandes nomes, como Hugo Hoyama, que joga pela vizinha São Bernardo e tornou-se o melhor mesatenista brasileiro, com nove ouros em pan-americanos.
Cidade recontrata coordenador e cinco atletas do caratê
Seis caratecas dispensados no primeiro trimestre, como consequência do corte de R$ 1,5 milhão no Orçamento, foram readmitidos ontem por São Caetano. A decisão faz parte da nova postura adotada pela Secretaria de Esportes e Turismo, que planeja fazer outras contratações.
"Readmitimos o coordenador do caratê e mais cinco atletas que haviam sido demitidos. Pensamos em fazer a mesma coisa em outras modalidades", explicou o secretário Gilberto Costa, sem revelar os nomes dos readmitidos.