Notícia

SEGUNDA EDIÇÃO DO CAGE ENTRA NA RETA FINAL

Por CBTM

01/06/2011 10h34


Tem início nesta quinta-feira, dia 2, a última etapa da segunda edição do  Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), pós-graduação organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

 

Realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), com apoio dos Programas Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), o curso tem a participação de 31 profissionais, oriundos de 29 instituições esportivas, entre eles alguns ex-atletas como Adriana Behar (vôlei de praia), Sebastian Cuattrin (canoagem) e Daniela Polzin (judô). Neste quarto módulo presencial do curso os alunos apresentarão seus Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC). Na primeira edição do CAGE, realizado em 2010, participaram 32 diretores técnicos e profissionais que ocupam posições de nível executivo de 23 Confederações Brasileiras Olímpicas.

 

Com duração de 13 meses e realizado em quatro módulos presenciais e três à distância, o CAGE tem como objetivo investir na capacitação profissional em prol do desenvolvimento do esporte nacional. O COB atende, com isso, a uma demanda do mercado, aquecido pelos futuros eventos esportivos, que acontecerão no país.

 

--- O esporte brasileiro carece de mão de obra qualificada e verá essa situação se acentuar com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O CAGE, além dos outros cursos promovidos pelo  Instituto Olímpico, é uma forma de suprir essa necessidade --- afirma Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

 

Diferentemente da primeira edição, quando foi voltado somente para gestores das Confederações Brasileiras Olímpicas, desta vez o COB disponibilizou vagas para representantes de diversos setores do esporte nacional, como a Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Forças Armadas, Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (CONFAO) e Ministério do Esporte.

 

Um dos aspectos importantes do CAGE é o incentivo à transição de carreira de atletas, após encerrarem a prática esportiva. Entre os estudantes do curso estão Adriana Behar (vôlei de praia), Daniela Polzin (judô) e Sebástian Cuattrin (canoagem), que pretendem se especializar e construir uma história de sucesso também na gestão esportiva.

 

--- Os agentes do esporte necessitam de executivos com bagagem não só esportiva, mas de planejamento, gerenciamento de projetos, administração de recursos humanos e relacionamento interpessoal. Estamos investindo maciçamente na capacitação de profissionais. Esta é uma área fundamental para o desenvolvimento do esporte brasileiro em que estamos avançando muito desde o ano passado. Essa mão de obra que se qualificará para estes grandes eventos em território brasileiro com certeza será um dos grandes legados para o futuro do nosso país --- completou Marcus Vinícius.

 

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) serão avaliados por uma banca examinadora que será composta pelos professores do CAGE e representantes da diretoria e gerentes da Superintendência Executiva de Esportes do COB.

 

O CAGE foi estruturado em atividades práticas e teóricas, dinâmicas, discussões em grupos e produção de trabalhos e projetos, de forma que todas essas ações possam ser transformadas em soluções concretas para as organizações esportivas do país. A segunda edição do CAGE abrangeu seis áreas de estudo: Gestão de Organizações Esportivas, Gestão estratégica, Gestão de RH, Gestão Financeira, Marketing e Organização de Grandes Eventos.

 

Os 35 participantes estudaram a publicação Managing Olympic Sport Organizations (MOSO), produzida pela Solidariedade Olímpica, em cooperação com o MEMOS (Master Executif en Management des Organisations Sportives), que norteou a programação do curso. Os participantes brasileiros que concluírem o CAGE receberão o certificado de Gestor Avançado de Esporte do COI.

 

Instituto Olímpico Brasileiro (IOB)

O Instituto Olímpico Brasileiro é um centro de estudos e difusão de conhecimento de referência nacional sobre esporte olímpico. Um de seus objetivos é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento, a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos.

 

O IOB visa a fomentar a pesquisa, desenvolver e manter uma base de dados de informações relacionadas ao esporte (artigos, vídeos, gravações, manuais, imagens e documentos em geral), além de promover o desenvolvimento e a elaboração de ferramentas de apoio à tomada de decisão.

 

O Instituto tem o propósito de compartilhar as melhores práticas e tecnologias com atletas, preparadores físicos, gestores, técnicos, treinadores e demais profissionais envolvidos com o esporte.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?