Por CBTM
A Seleção Brasileira formada por Eric Jouti, Hugo Calderano, Caroline Kumahara e Gui Lin está na Europa, onde participa do Aberto de Jovens da Polônia. O técnico Francisco Arado, conhecido como Paco, acompanha o grupo e fez uma análise da participação de todos nesses primeiros dias de evento. Confira no texto abaixo:
"Eric Jouti ganhou os três jogos no grupo. No primeiro, contra o atleta da Polônia, começou um pouco apressado, errando muitas primeiras bolas de back e algumas bolas altas, o que fez sair em desvantagem de 0x2 . Depois, com mais calma e trabalhando mais os pontos, virou o jogo para 3 a 2 , mostrando boa recuperação e capacidade de mudar a tática.
Na segunda partida entrou muito firme e seguro, mesmo com o jogador russo tendo um estilo difícil, pois era cateiro. Eric conseguiu ver as variações de efeito e encaixar boas bolas de finalização, para vencer o jogo por 3 a 0.
No terceiro jogo do grupo, Eric já estava classificado em primeiro lugar mais mesmo assim mostrou muita atitude e venceu por 3 a 0, não dando chances para o adversário.
Na primeira rodada da chave principal, Eric enfrentou outro atleta russo e acabou derrotado por 4 a 1. Foi um jogo muito equilibrado apesar do placar. Os pontos foram sempre de muitas trocas de bolas, o atleta russo tem um saque muito bom o que atrapalho um pouco, mais Eric se adaptou muito bem e depois do primeiro set já não teve problemas na recepção
Na dupla masculina juvenil, caímos para uma dupla da Polônia num jogo muito equilibrado, por 3 a 1, onde o terceiro set foi muito disputado e acabamos perdendo de 16 a 14. No feminino tanto Gui Lin como Caroline Kumahara estavam na chave principal por terem um bom ranking. Carol fez um bom campeonato, na primeira rodada ganhou da atleta da República Tcheca (4x2) num jogo muito emocionante, pois começou perdendo de 2x0 . A adversária era uma jogadora canhota que tinha como principais armas o saque e uma bola com muito esfito, o que dificultou um pouco para Carol impor seu ritmo.
A recuperação veio a partir do terceiro set, quando Carol começou a disputar mais os pontos e levar o jogo para a troca de bolas , com essa tática empatou o confronto (2x2). O momento mais emocionante da partida foi quando, no quinto set, a jogadora tcheca liderava o placar por 8x1 e Carol conseguiu virar para 14x12, com boas variações de saque e muitas disputas de drive contra drive . No sexto set não foi diferente, um disputadíssimo 11x9 para Carol. A partida foi muito equilibrada e Carol mostrou muita maturidade dentro do jogo para poder se adaptar aos efeitos e velocidade da bola de uma adversária de grande envergadura.
Já na segunda partida da chave principal acabou perdendo para a atleta da Áustria, por 4x2 . Também foi um jogo muito equilibrado onde Carol acabou sendo derrotada nas bolas lentas e com muito efeito da oponente, o que não deixava a brasileira impor seu ritmo rápido.
Gui Lin fez ótimas partidas, começou na chave principal contra uma atleta da Polônia, a qual venceu por 4x0 com bastante facilidade. Já no jogo seguinte teve uma dura adversária pela frente, uma atleta do Japão a qual venceu por apertados 4x3. Gui Lin mostrou muita capacidade de se adaptar as variações de efeito, pois a atleta do Japão era canhota e jogava com borracha de pino no back, o que dificultou muito as bolas de finalização. No último set, Gui Lin começou perdendo de 5x2 mais conseguiu a virada com ótimas bolas de efeito e rápidos back.
Nas oitavas de final enfrentou uma forte atleta da Áustria, mais uma vez tivemos uma atleta canhota pela frente. Gui Lin se comportou muito bem, ganhando a partida por 4x1. Todos os sets foram muito equilibrados, sendo a maioria decidido nas diferenças, o que mostrou muita força mental para ganhar os pontos decisivos.
Já entre as oito melhores do torneio acabou perdendo por 4x0 para uma atleta da Alemanha. Gui Lin não se adaptou ao estilo diferente da alemã, que usa borracha de pino na direita. Ela foi surpreendida com bolas lentas sem efeito de back e bolas muito rápidas e, com efeito, para baixo de direita, um estilo pouco comum que acabou dificultando o desempenho de nossa atleta.
Na Dupla Feminina, entre as 32 melhores, vencemos uma dupla da lituânia por 3x0 . Foi um jogo bastante tranqüilo, só tendo dificuldades no segundo set quando fechamos por 17x15. Nas oitavas caímos num apertado duelo por 3x2 contra a dupla da Suécia .
É um campeonato muito forte, com muitos atletas de diferentes países de tradição no Tênis de Mesa. De modo geral o torneio esta sendo muito produtivo e me deixa muito satisfeito o fato dos atletas conseguirem sair de situações adversas e se adaptarem rapidamente as variações de outros jogadores . Também sinto que estão mais firmes nos pontos decisivos conseguindo virar ou ganhar jogos nas diferenças de pontos.
Temos muito por fazer ainda mais acho que estamos no caminho certo. Nessa sexta-feira começa o torneio de equipes, com Hugo Calderano jogando com um atleta da Tailândia. Depois teremos os torneios de individual e duplas da categoria infantil, com ótimas chances. Na dupla Hugo jogara com um atleta da Hungria, o mesmo com o qual conquistou o titulo no aberto da Itália."
Clique aqui para outras informações da competição!