Por CBTM
No próximo sábado, dia 4, o comitê do programa Integrando Saberes, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai se reunir na Escola Municipal Ulisses Soares, no bairro JK, para discutir as práticas pedagógicas que vêm sendo abordadas nas atividades desenvolvidas nas escolas. A ideia é capacitar os gestores para acompanhar o que vem sendo feito dentro do Programa Mais Educação, que ocorre no turno inverso ao das aulas.
Além dos debates, será promovida também uma feira itinerante com produtos produzidos pelos alunos e também pela comunidade durante os programas. A novidade desta vez será a participação das nove escolas que aderiram aos programas nesta semana, somando agora 53 instituições de ensino da rede municipal.
Dentro do Mais Educação, promovido pela Semed como parte do programa Integrando Saberes, do Ministério da Educação, são promovidas atividades como o Segundo Tempo, o Escola Aberta, o Pirueta, o Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola, entre outros. Neles, os alunos retornam à escola antes ou após da aula normal para praticar esportes, ensaiar modalidades artísticas ou ainda participar de reforço escolar, no caso dos que estão tendo dificuldades com o conteúdo aplicado em sala de aula.
A dança, o teatro e o xadrez, reconhecido como importante ferramenta pedagógica no processo da educação, são oferecidos para quem participa. Mas há outras opções como futsal, tênis de mesa, judô, balé e coral. A participação não é obrigatória, mas muita gente deixa de ficar em casa, no videogame, para se integrar aos projetos.
Repetência e evasão diminuíram
As oficinas de balé do Projeto Pirueta estão entre as mais procuradas. Há casos de estudantes que atravessam a cidade para poder participar, quando sua escola não oferece essa atividade no programa. Mas há outros que preferem as danças folclóricas e o Hip-hop. No sábado, representantes de cada uma das 53 escolas estarão trocando informações sobre as experiências desenvolvidas em cada instituição, e também recebendo orientações para que o acompanhamento pedagógico seja feito da forma correta para que os resultados continuem surgindo. Segundo a secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira, o percentual de estudantes da rede que têm algum dos programas disponível nas suas escolas já atingiu 50%. “Entre esse grupo, a repetência e a evasão diminuíram consideravelmente”, lembrou.