Por CBTM
O novo Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas, André Galvão, falou para Imprensa da CBTM um pouco sobre os planos para sua gestão e sobre a Copa Brasil que acontecerá em Manaus, no mês de setembro.
O Estado do Amazonas sofreu um grande prejuízo no que diz respeito à evolução do Tênis de Mesa regional, devido aos 12 anos de abandono pelos quais a entidade que representa a modalidade olímpica na região passou.
A região, que em um passado próximo disputava em tom de igualdade com São Paulo, a maior potência atual da modalidade, o lugar mais alto do pódio em todas as categorias e formou atletas de ponta como Israel Barreto e Ligia Silva, não conseguiu criar uma nova geração de jogadores e corria o risco de desaparecer do cenário nacional do TM.
O Presidente da entidade luta agora para recuperar esse tempo perdido e, para isso, conta com o apoio de Israel (Barreto) que é seu vice, dá um importante passo para esse reinicio.
--- Esse projeto da copa Brasil Manaus faz parte do processo de desenvolvimento da modalidade no Estado que foi iniciado há seis meses, quando a nova diretoria assumiu o controle da Federação.
Galvão vê a escolha da cidade como sede de uma etapa do circuito Copa Brasil como uma grande conquista para o povo manauara.
--- A cidade de Manaus tem recebido grandes eventos esportivos como copa brasil de beach soccer, xterra, grand prix de futsal e também a corrida internacional. Os atletas do Amazonas nos deram grandes conquistas e há muito tempo mereciam receber essa grande competição em sua cidade.
Plano de massificação da modalidade
O Presidente trabalha agora em um projeto de massificação e tem como objetivo inicial dobrar o número de atletas praticantes da modalidade.
--- Estamos trabalhando para na massificação da modalidade e acreditamos que com essa iniciativa (sediar a Copa Brasil) iremos dobrar em pouco tempo o número de atletas registrados na federação e isso trará recursos para darmos continuidade ao nosso projeto.
Os resultados aos poucos vão aparecendo, as coisas já começaram a acontecer, muitos caminhos começaram a ser traçados e alguns já deram algum resultado. Posso citar dentre estes o aparecimento de e novos adeptos que aconteceu depois da detacção de talentos que o professor Nelson Machado fez aqui na cidade. Muitos talentos foram encontrados e alguns deles já começaram a treinar nos clubes e escolinhas da cidade.
Um outro fato que deve ocorrer e confirmar, que o trabalho está dando certo é a quebra do recorde de inscrições para os jogos estudantis do Amazonas, que terá certamente mais de 400 atletas inscritos na modalidade.