Por CBTM
A realidade dos mesatenistas de Pernambuco é bem diferente aos atletas que praticam a modalidade no eixo Sul/Sudeste. Nessas regiões muitos dos praticantes se dedicam integralmente ao esporte e são remunerados por isso. Já no estado pernambucano é preciso coragem para largar a carreira profissional e dedicar-se de forma exclusiva.
E foi justamente isso que o estudante do 6º período de direito e jogador da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Francisco Ivo Dantas Cavalcanti Filho, de 20 anos, fez. Ele largou o estágio para poder conciliar melhor o esporte com o mundo acadêmico.
--- Queria me dedicar mais aos estudos e à competição que se aproxima. Não é muito comum por aqui a gente abrir mão do trabalho e do estudo. No nosso estado não temos grandes incentivos --- justificou Ivo Filho.
A competição à qual Ivo se refere é a Copa do Brasil de Tênis de Mesa, que acontece a partir da próxima quinta-feira (14), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. E além da presença dos atletas da Associação Atlética Unicap, Pernambuco terá representantes do Sport Club Recife, Clube das Águias e Associação Caruaruense de Tênis de Mesa.
Ivo Filho entrou no mundo dos esportes praticando futebol. Brincou no tênis, mas aos 14 anos terminou se identificando com o Tênis de Mesa e não parou mais. É o atual campeão pernambucano na categoria juventude (2010) e já venceu duas etapas do Estadual 2011, faltando apenas uma para sagrar-se bicampeão. No cenário regional, o atleta ocupa o segundo lugar geral na categoria juventude (18 até 21 anos). Convites não faltam para o mesatenista trocar de equipe.
--- Ele diz que se sente bem aqui, mesmo assim o assédio não para --- contou Paulo Matos, técnico da Unicap. Companheira de treino de Ivo, a mesatenista Iara Borba, de 43 anos, é uma das mais experientes do grupo estadual. Ela ainda se recupera de uma inflamação no músculo do tríceps.
--- Agora estou fazendo o tratamento correto e não vai ser por falta de vontade que vou ficar sem jogar esta Copa Brasil --- comentou Iara, que foi campeã brasileira na categoria veterano em 2010.
--- Sabemos que esta é uma competição muito disputada e difícil, até porque as equipes que vão participar são também muito preparadas e capacitadas a levarem os títulos nas diversas categorias da Copa Brasil. Será um grande desafio para nós, pois atletas da Seleção estarão defendendo seus respectivos clubes --- destacou Matos.
Quem também está com uma equipe bastante competitiva na Copa do Brasil é o Sport. O treinador, que passou anos dirigindo o time do Clube Português, se transferiu para a Ilha do Retiro. Os rubro-negros já entram na competição com o maior número de atletas. Serão 52 ao todo. Entre os destaques do Leão estão Gabriel Pontes e Pedro Moraes.