Por CBTM
Na semana em que a cidade de Itabuna comemora 101 anos de emancipação política e administrativa, a Prefeitura de Itabuna vem desenvolvendo uma extensa programação repleta de atrações e eventos. No sábado (23) e domingo (24) foi à vez de os itabunenses prestigiarem a realização da aula pública do Projeto Salutar, promovida pela Secretaria da Educação, bem como as competições de aeromodelismo, atletismo, apresentações de tênis de mesa e a roda de capoeira, realizados pela Secretaria de Esporte e Recreação.
Em uma manhã ensolarada, os professores da Rede Municipal de Ensino participaram de alongamento, caminhada, jump e dança, do Projeto Salutar – Formação Continuada em Saúde do Professor. O evento, realizado na Praça Rio Cachoeira, foi desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, em parceria com sete academias de ginástica da cidade, que envolve 300 professores.
Para o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, o evento, como o próprio nome sugere, “é Salutar, pois ao mesmo tempo em que promove a saúde física, vai contribuir para a saúde mental dos professores da Rede Pública de Ensino”.
De acordo com o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, a aula pública do projeto na praça foi uma mostra do que os professores estão desenvolvendo nas academias. “Ao longo da semana, eles fazem atividades de dança, alongamento, musculação, além de palestras e oficinas com profissionais de nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, na perspectiva de melhorar a saúde desses professores, que ao mesmo tempo melhora a prática em sala de aula”, explicou o secretário.
Aeromodelismo - Sob o controle de réplica de aviões, helicópteros e carros, os amantes do aeromodelismo das regiões Sul, Extremo Sul, Recôncavo e Sudoeste da Bahia participaram do Campeonato Estadual realizado em Itabuna no último sábado (23), no Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão). As modalidades disputadas foram free style (helicóptero e avião) e evolução de LModelismo (helicóptero).
A competição contou com a estréia dos pilotos itabunenses Paulo Acácio e Tássio Minevino, nas categorias de free style, além da presença de veteranos como o vice-presidente da Associação Itabunense de Aeromodelismo, Ricardo Alexandre Teixeira, que também competiu na categoria de Lmodelismo, com helicóptero e aeromodelismo, com aviões.
Para o presidente da Associação Itabunense de Aeromodelismo, Silvo Roberto Costa, o evento foi muito além de uma competição, já que teve o objetivo de reunir os atletas para uma confraternização, onde teve a presença dos familiares.
Atletismo - No domingo esportivo, 135 atletas de várias cidades do Estado participaram da 13ª Corrida Rústica, que teve o percurso de 12 quilômetros, com saída e chegada na Praça Otávio Mangabeira (Camacan) para os competidores nas categorias feminino, masculino e especial.
Desses grupos, os vencedores foram: Graciete Morreira Carneiro, de Feira de Santana, com o 1º lugar; Marli Xavier Santos e Eliene Souza, ambas da Associação Itabunense de Atletismo, com o 2º e 3º lugar; Carmem Gomes Nascimento, de Jequié, em quarto e Josefa Martins da Costa, de Itabuna, que ficou com a última colocação.
Entre os homens, o destaque foi Natalino Alves de Almeida, de Ribeirão do Largo, que chegou em primeiro na prova. Em seguida, Antonio Raimundo Neres de Oliveira, de Salvador; João Lidio de Jesus e Domingos Carlos Oliveira Alves, ambos de Feira de Santana, em 3º e 4º lugares respectivamente, e por último, Nilton Santos Fernandes, da AIA.
Na categoria especial, o primeiro colocado foi José Gomes Santos, seguido dos atletas da AIA, Erasmo Henrique dos Santos, Sinval Teixeira de Melo e Edson Santana Moreira. Em quinto lugar, ficou Edemison Raimundo dos Santos, da APAE. Já para os cadeirantes, o percurso menor, entre o Jardim do Ó e a Praça Camacan foi conquistado por Rafael figueira de Oliveira e Arituza Candida da Silva, ambos de Itabuna.
De acordo com o Secretário de Esportes e Recreação, Alcântara Pellegrini, a corrida já faz parte do calendário esportivo durante a programação de aniversário de Itabuna, e por conta disso vem atraindo muitos esportistas de várias cidades do estado. “Esse ano nós tivemos uma surpresa, com o aumento do número de participantes e isso dá uma conotação que a corrida está se tornando cada vez mais importante a cada ano não só para Itabuna, mas para todo o estado”, frisou Alcântara.
Para o coordenador técnico da prova, Marcelo Marques, o evento teve como finalidade valorizar a prática esportiva, que vem tendo o apoio do município. “Nós agradecemos a participação de todos os atletas, além da prefeitura de Itabuna e a nossa equipe técnica, que ajudou bastante. Esse evento não visa lucro nenhum, mas somente a valorização do atleta e do atletismo”, declarou Marcelo.
tênis de mesa - Enquanto os atletas percorriam as principais ruas da cidade, competidores de Itabuna participaram de uma demonstração de tênis de mesa, na Praça Camacan. A disputa envolveu 135 atletas nas categorias feminina, masculina e a veterana, entre os quais foram eleitos os destaques em melhores de três sets.
De acordo com o coordenador da competição, o evento teve o objetivo de difundir a prática esportiva a toda a população. “A minha idéia é de resgatar toda a população, não só os jovens, mas os pais, avós, tios, enfim toda a família para o tênis de mesa, não só em Itabuna, mas nas cidades circunvizinhas”.