Por CBTM
Para popularizar as disputas de alto-rendimento no estado da Bahia, a Federação Baiana de Tênis de Mesa montou uma equipe com cerca de 40 atletas para as disputas da Copa Brasil Centro Norte-Nordeste II, que começou nessa quinta-feira, no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem.
O local foi escolhido pela ótima logística que possibilita aos atletas, técnicos e familiares que participam do evento, pois além de estar há 500m do aeroporto conta com ótima rede de serviços (hotéis-restaurantes-praia, etc).
A equipe baiana conta com atletas masculinos e femininos do infantil ao veterano e tem boas chances de obter ótimos resultados em algumas categorias. As esperanças estão concentradas no melhor atleta baiano da atualidade Rafael Campos e Fernando Simões ambos da ABTM-Salvador mais Ueslei Nery e Ednaldo Fernandes (Didi) do CCG-Itororó.
Segundo o presidente da FBTM Paulo Carneiro, a SUDESB apóia o esporte nas disputas dos eventos nacionais e mesmo com todas as dificuldades que existem para prática esportiva no Brasil e principalmente no Nordeste
--- É necessário continuar o trabalho e maximizar as tentativas de proporcionar perspectivas aos atletas e profissionais, sejam elas técnicas ou de profissionalização do esporte no estado da Bahia. Existe a tentativa da Federação de formatar um plano de negócios junto ao SEBRAE e com apoio do DESENBAHIA que possibilite atuar nas três esferas do esporte (desporto alto-rendimento, participação e educacional) utilizando também através de projetos enviados para utilizar a Lei de Incentivo ao Esporte e o programa de fomento esportivo da Bahia (FAZATLETA) --- afirmou o Presidente.
--- Creio que tudo começa no desporto participação, devemos incluir o esporte no seio da sociedade, os cidadãos de todas as idades necessitam da prática esportiva para prevenirmos doenças e melhorar os índices de saúde pública no país e diminuir a ociosidade da população. Além disso, temos como missão criar canais que possibilitem a formação de um mercado consumidor que gere emprego e renda dando mais uma possibilidade aos atletas e profissionais afins (gestores esportivos, educadores físicos, fisioterapeutas, técnicos, etc. --- completou Paulo Carneiro.