Por CBTM
Neste domingo (14/08), às 12h45, o "Band Clássicos" revive o auge do hóquei sobre patins nacional, mostra a nobre arte de Júlio César Chavez, relembra o Ouro Olímpico para um verdadeiro vencedor, exibe uma passagem de Datena na sua época de repórter esportivo, mostra a Locomotiva Tcheca e faz uma homenagem a Cláudio Kano, uma lenda do Tênis de Mesa.
Cláudio Mitsuhiro Kano foi um dos maiores jogadores de Tênis de Mesa da história com o recorde de 12 medalhas no Jogos Panamericanos, marca só superada nas edições seguintes por Hugo Hoyama, seu companheiro de esporte, que possui 13 medalhas, e pelo nadador Gustavo Borges, que tem 17 medalhas.
Cláudio começou no esporte desde pequeno brincando em uma mesa dentro de casa com os pais, dona Mitiko e Minoru em casa. Aos nove anos, seus pais procuraram um clube da colônia japonesa chamado Showa, localizado na zona Sul de São Paulo, onde ele e seu irmão Agnaldo praticavam vários esportes entre eles o Tênis de Mesa. Desde pequeno Cláudio mostrava habilidade na mesa, derrotando oponentes mais velhos do que ele.
Cláudio começou a treinar no clube Hebraica, que tinha como técnicos Manoel Medina e Emiko Takatatsu, campeã brasileira na época. Lá conheceu o Sr. Mutsuo Kasahara, um ex-jogador japonês que trabalhava em uma multinacional japonesa e treinava em vários clubes. Na época Kasahara viu que o menino tinha potencial econvidou-o a treinar em São Bernardo de Campo que naquela época tinha como técnico Maurício Kobayashi, então técnico da seleção paulista.