Por CBTM
Os exercícios físicos estão diretamente relacionados à melhora na qualidade de vida das pessoas, além de liberar no cérebro uma substância natural antidepressiva chamada endorfina, que causa sensação de bem-estar.
As pessoas que se exercitam regularmente vivem muito mais que as sedentárias, mantêm o peso e a musculatura prevenindo o envelhecimento, melhoram a aparência física, a memória, a pele, o desempenho sexual, a coordenação motora, além de evitar a obesidade, má circulação, baixa capacidade pulmonar, hipertensão, diabetes, insônia, ao mesmo tempo que prolongam a vida.
O exercício físico melhora o fluxo sanguíneo levando mais oxigênio e nutrientes para todas as regiões do corpo, fortalece o músculo e aumenta o metabolismo de cálcio fortalecendo assim os ossos; a musculatura, reflexos e elasticidade física são beneficiados. Também melhora a pressão, pois após o repouso os vasos estarão mais dilatados e o sangue poderá fluir com mais facilidade. O mesmo acontece com a capacidade pulmonar, que é melhorada tendo reflexos positivos em cadeia.
As opções de exercício são variadas e vão de uma simples caminhada até os rigores de uma academia de musculação para os mais exigentes. Jogar Tênis de Mesa pode ser econômico e saudável, natação, prática de esportes como futebol, vôlei, basquete, o que importa é estar em movimento.
Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que pessoas fisicamente ativas 7 horas por semana (em média) têm 40% menos chances de morte do que as que são ativas por apenas de 30 minutos por semana, ou menos. Já a obesidade reduz em média de 10 a 20 anos de vida no homem, como consequência de enfermidades derivadas desta condição incidental.
Na alimentação evite álcool, sal, gordura animal, cigarros nem pensar, prefira frutas legumes e verduras, fibras, carnes brancas como peixe e peito de frango, muita água e sucos naturais. Se fizermos uma analogia do corpo humano com um automóvel, o alimento é o combustível do seu corpo, o exercício físico é que aumenta a capacidade da máquina de acelerar e rodar sem problemas.
Embora os exercícios físicos sejam fundamentais para o bem-estar da pessoa não se deve abusar para não provocar o efeito contrário. Pratique exercícios com moderação, jamais use anabolizantes, respeite os limites de dor e cansaço, o seu corpo é uma máquina e avisa quando está sobrecarregado. Procure sempre fazer alongamento para evitar dores musculares; não tenha pressa, vá aumentando o tempo de exercício e a intensidade destes conforme se sinta confortável, progressivamente. Caso possua alguma enfermidade em curso, procure a opinião do seu médico e tenha uma vida plena, feliz e duradoura, pois só o controle com a alimentação e a prática de exercícios físicos podem duplicar o tempo de vida humano, atualmente.