Por CBTM
Jogar no quintal de casa tem feito bem às equipes representantes das cidades da região, que dominam as duas divisões dos Jogos Regionais. São Bernardo é líder da Primeira, com São Caetano na terceira colocação. Já Ribeirão Pires é ponteiro absoluto na Segundona, com Mauá na vice-liderança. Na visão dos atuais primeiros lugares, o resultado não é sorte, mas competência de um planejamento a médio-longo prazo.
Na opinião do secretário da Juventude, Esporte e Lazer de Ribeirão Pires, Guto Volpi, a cidade está colhendo os frutos do trabalho iniciado há dois anos. "Não foi na surdina. Desde 2009 fizemos um planejamento de base e seguimos a cartilha. Esperamos manter o desempenho e coroar o bom trabalho com a subida para a Primeira Divisão. Todos (atletas) estão conscientes disso."
A receita é muito semelhante a utilizada em São Bernardo. "Em 2009 fizemos um planejamento e analisamos modalidade por modalidade, mapeando os pontos fracos. Mas também temos de ser realistas: o fato de São Caetano mudar de postura (cortou grande parte da equipe no início do ano) abriu espaço e a possibilidade de disputarmos o título com Santos", afirmou o secretário de Esportes José Luiz Ferrarezi. "Não existe surpresa no esporte de alto rendimento, mas planejamento, investimento e trabalho", completou.
As disputas de várias modalidades podem definir classificados, finalistas e campeões hoje, casos do tênis de mesa, handebol, damas e bocha. Já o vôlei de praia feminino e masculino - que será disputado no Clube Atlético Aramaçan - terá as primeiras partidas no período da manhã.