Por CBTM
Wendel de Paiva Gouvea, de 37 anos, sempre foi apaixonado por Tênis de Mesa, mas para poder sustentar sua família teve que abrir mão do sonho de ser um mesatenista profissional.
--- Comecei a joga Tênis de Mesa na escola, devia ter entre 12 e 13 anos, e me apaixonei pelo esport. Na minha época era tudo mais difícil, era difícil viver somente do esporte --- disse.
Wendel acabou priorizando os estudos e se formou em educação física, profissão que permitiu que ele continuasse em contato com a modalidade que é a sua grande paixão. O professor implantou o Tênis de Mesa na escola como uma atividade extracurricular e teve grande alegria em ver que, mesmo não tendo formado campeões na modalidade, conseguiu fazer com que seus alunos tivessem boas oportunidades na vida.
--- As aulas acontecem em dois horários: das 13h30 às 17h30, para quem estuda de manhã, e das 17h30 até 20h30, para quem estuda à tarde. Muitos alunos não conseguem continuar competindo em alto nível, por ter que conciliar os treinamentos com estudo e muitas vezes trabalho. Mas, em compensação, temos alunos que tiveram a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos, com bolsas integrais, em colégios de qualidade como o Centro educacional Santa Mônica --- lembrou.
O professor vê no Tênis de Mesa uma alternativa para ocupar as crianças e adolescentes de maneira saudável e dessa forma impedí-las de ficar pelas ruas sem estudar. Além de cobrar empenho nos treinamentos, ele também exige boas notas para quem quer continuar praticando o esporte.
--- Além de todos os benefícios que o esporte nos trás, ele age como mais um incentivo para nos concentrarmos nos estudos. Nós adoramos jogar Tênis de Mesa e como o professor Wendel exige que tenhamos boas notas para continuar treinando, temos que nos concentrar nos estudos --- explicou Letícia Rocha, 17 anos, aluna do terceiro ano do ensino médio, que ganhou bolsa integral no Centro Educacional Santa Mônica graças ao seu ótimo desempenho no Tênis de Mesa, alcançado depois das aulas com o professor Wendel.
Wendel vê que mudanças importantes estão acontecendo em relação ao crescimento do esporte no país e enxerga a possibilidade de seus alunos, de hoje e os do futuro, terem melhores chances devido ao crescimento dos investimentos na modalidade.
--- Hoje em dia o mundo está de portas abertas para o Tênis de Mesa brasileiro, os investimentos na modalidade também têm crescido bastante. Hoje em dia os atletas brasileiros têm melhores condições de treinamento e a oportunidade de fazer intercâmbios no exterior, o que faz com que a sua preparação para as competições internacionais seja mais eficiente --- disse.
--- Se o Brasil continuar nesse ritmo de crescimento, com certeza surgirão vários atletas como Hugo Hoyama em um futuro próximo --- completou.
Wendel Gouvea, tem 37 anos, é ex-atleta de Tênis de Mesa, professor de educação física desde 2003 e dá aula de Tênis de Mesa na escola municipal Silvara Sampaio desde 2008.
Letícia Rocha tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio no Centro Educacional Santa Mônica e é aluna do professor Wendel de Paiva há quatro anos.