Por CBTM
Depois da Copa do Mundo de 2014, a cidade de Natal poderá se tornar sede das Olimpíadas Escolares de 2013. Essa é a proposta que está buscando o Governo do Estado. Além de Natal concorrem Belém do Pará e Campo Grande.
Nessa quarta-feira Rosalba Ciarlini receberá o gerente geral de Iniciação, Fomento e Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro, Edgar Hubner. Até a próxima quinta-feira, a equipe técnica do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fará vistorias nas áreas esportivas de Natal para avaliar as condições técnicas da cidade para abrigar as competições.
As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. Desde o seu primeiro ciclo (2005-2008), reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas para uma competição de abrangência nacional.
O evento é realizado em duas etapas - em cidades diferentes - com faixas etárias distintas. A de 12 a 14 anos conta com a disputa de 12 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A de 15 a 17 anos também tem 12 modalidades: inclui o taekwondo, mas não conta com o badminton.
Durante os dias de disputa, há também uma programação intensa direcionada aos participantes, com uma série de atividades culturais, educativas e sociais.