Por CBTM
O Aberto do Brasil Paralímpico começa nessa quinta-feira no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o CEFAN da Marinha, na Av. Brasil, no Bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Além de sediar competições, o CEFAN também é o centro administrativo e de treinamento para as modalidades sob responsabilidade da Marinha. Para isso, o Centro passou por uma grande revitalização com reformas em todas as suas instalações desportivas e de apoio.
A intenção do Comando do CEFAN é oferecer as melhores condições possíveis de preparação para os atletas que, em um único lugar, encontram hospedagem, alimentação e locais de treinamento; e contam ainda com apoio psicológico, médico e fisioterápico.
O Serviço de Reabilitação Físico-Funcional do CEFAN possui equipamentos de última geração e uma equipe de 29 oficiais fisioterapeutas, proporcionando uma recuperação mais rápida e de melhor qualidade para atletas lesionados, além de possibilitar a realização de pesquisas científicas nas áreas de Educação Física e Fisioterapia.
A revitalização do CEFAN e a participação da Marinha nos 5º JMM foram fatos interligados que projetaram o desporto militar naval a um patamar de atenção e visibilidade sem precedentes.