Por CBTM
Jane Karla Rodrigues é uma das mais expressivas representantes do país no Tênis de Mesa, com vários títulos importantes nas inúmeras competições que participou. Seu próximo desafio será no Aberto do Brasil Paralímpico, que começa nessa quinta-feira no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, o CEFAN da Marinha, na Av. Brasil, no Bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro.
A atleta começou tarde no esporte, mas em pouco tempo se tornou em uma referência para as demais da categoria. Em 2003, então com 28 anos, acompanhando o marido nos treinos na Associação de Deficiente Físicos do Estado de Goiás (ADFEGO) foi convidada a experimentar alguns esportes adaptados. Fez vôlei sentado, basquete na cadeira de rodas, mas se apaixonou pelo Tênis de Mesa.
Jane passou a treinar com afinco. Brilhou em competições regionais, nacionais e internacionais. Entre as grandes conquistas estão duas medalhas de ouro no Parapan do Rio (2007), troféu de Rainha das Américas (2007 e 2009), participação nas Paraolimpíadas de Pequim (2008) e terceiro lugar do16º Nahe Cup na Alemanha (2008), jogando contra atletas sem deficiência.
Depois de ganhar medalhas no continente Americano conseguiu em 2008 sua primeira medalha na Europa, no German Open. Em 2010 completou os continentes ganhando medalha de prata em Taipei Open, na Asia.
Em 2009, a atleta obteve mais conquistas: venceu no Parapan de Tênis de Mesa, disputado na Venezuela. No início de 2010, acompanhando a mãe em um tratamento de câncer de mama, também descobriu um tumor no seio. Rapidamente submeteu-se a cirurgia e iniciou o tratamento de quimioterapia.
Afastada do Tênis de Mesa, perdeu a chance de participar de alguns torneios. Em meio ao tratamento do câncer, que aos poucos indicava a regressão da doença, foi autorizada a voltar aos treinamentos e participou do Aberto do Brasil, competição realizada no Rio de Janeiro, conquistando uma medalha de ouro e uma de bronze.
--- Foi uma grande emoção subir ao pódio. Não me controlei e chorei muito. Foi como ganhar a primeira medalha da minha vida. Isso renovou minhas esperanças --- conta
O esporte para Jane Karla representa pura superação. Recuperada do câncer e mais determinada do que nunca, agora ela faz planos para participar dos Jogos Parapan do México e o Aberto do Brasil faz parte dessa preparação que visa a vaga em Londres, em 2012.