Por CBTM
Thiago Monteiro passou um longo período afastado das mesas, mas há menos de uma semana participou do Aberto da Áustria e mostrou estar recuperado da lesão no pulso direito Apontado como sucessor de Hugo Hoyama, o atleta decidiu seguir caminho diferente do maior nome do Tênis de Mesa nacional.
Há mais de dez anos na França, a experiência no exterior parece ter feito bem para o desempenho do brasileiro, que conseguiu conquistar no Pan do Rio a medalha de ouro na disputa por equipes e o bronze no Individual.
Thiago Monteiro se destaca também por não ser descendente de orientais, fato raro no esporte. "Um jogador não é melhor só porque tem os olhos puxados. Mas, até hoje, nos torneios internacionais, os adversários se surpreendem quando consigo um bom resultado", afirmou.
No Pan de 2003, Monteiro chegou à final individual da competição, perdendo pela primeira vez para Lin Ju. Em 2004, conseguiu um feito histórico para o Brasil: bateu o campeão olímpico Seung Min Ryu, da Coréia do Sul, por 4 sets a 3 na Copa do Mundo da China. Resultado esse que motivou o mesatenista.
Thiago começou no esporte por influência do pai, que era treinador da modalidade em Fortaleza. Até os 12 anos de idade, dividia suas atenções com o futsal, na qual chegou a ser bicampeão cearense. Motivado por seu primeiro título brasileiro, em 1993, Thiago optou por se dedicar exclusivamente ao Tênis de Mesa.
A conquista levou o cearense à Seleção Brasileira e ao Campeonato Sulamericano de 1995, quando surpreendeu a todos e ficou com o título individual. Participou pela primeira vez dos Jogos Panamericanos em Winnipeg-1999 e ajudou a equipe brasileira a ganhar a medalha de bronze.
Às vésperas dos Jogos de Sydney-2000, embarcou para a Suécia em sua primeira temporada na Europa, o que acabou atrapalhando seus planos de participar das Olimpíadas. Thiago ainda jogaria mais um ano no país nórdico antes de se transferir para a França, onde ainda defende o Argentan.
Em 2002, Monteiro foi um dos grandes destaques brasileiros nos Jogos Sul-Americanos ao conquistar quatro medalhas de ouro. No Pan de Santo Domingo, em 2003, acrescentou mais duas conquistas ao seu currículo: a medalha de ouro nas duplas, jogando ao lado de Hugo Hoyama, e a de prata no torneio individual.
Em 2007, foi campeão por Equipes e ajudou Hugo Hoyama a conquistar sua nona medalha de ouro em Panamericanos, recorde que tentará ampliar no México.
Nome: Thiago Monteiro
Nascimento: 15/06/1981
Naturalidade: Fortaleza
Mão de jogo: Direita