Por CBTM
Presidente da empresa olímpica municipal, Maria Sílvia Bastos Marques já está sendo chamada de prefeita das Olimpíadas de 2016.
Responsável pelo órgão que irá coordenar e planejar todos os projetos da prefeitura do Rio nos próximos cinco anos, a economista vai cuidar também da infraestrutura Copa das Confederações, Copa do Mundo e Copa América. Em pauta, diversas mudanças no cenário carioca. E ela já elegeu a mais importante.
--- Há 30 anos a gente fala na revitalização do Porto, e ela está acontecendo. Esse projeto vai transformar totalmente a realidade do Centro do Rio e trazer vida para uma região que hoje estava bastante decadente.
Os desafios são inúmeros, mas Maria Sílvia não vê problemas em resolvê-los.
--- Vejo como uma grande solução. Acho que o Rio de Janeiro precisava muito de um fato novo, de um divisor de águas.
A primeira mulher a comandar a maior companhia de siderurgia das Américas, a CSN, já anunciou que o orçamento inicial de R$23 bilhões, vai mudar. Não se sabe se para mais, ou para menos. O Parque Olímpico, por exemplo, será feito em parceria com a iniciativa privada, e não mais apenas com dinheiro público. Outro investimento importante será em pessoal e serviços.
--- Um país que tem mais demanda de investimento, tem mais turista. Ele tem que estar preparado com as suas pessoas, as pessoas tem que falar outro idioma, ter uma atitude diferente.