Notícia

ATLETAS CHEGAM AO MÉXICO DE OLHO NA VAGA EM LONDRES

Por CBTM

07/10/2011 16h14


A delegação brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara dos dias 14 a 30 de outubro terá como principal objetivo classificar atletas para as Olimpíadas de Londres em 2012, já que dificilmente poderá repetir a marca histórica alcançada no Rio de Janeiro em 2007.

Na última edição do Pan, organizada na Cidade Maravilhosa, o Brasil conquistou 161 medalhas (54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze).

"Queremos ter o melhor resultado possível, mas sabemos que será difícil repetir o que fizemos no Rio porque o país anfitrião pode levar atletas em todas as modalidades, o que não será o caso do Brasil em Guadalajara", afirmou o presidente do Comitê Olímpico brasileiro Carlos Arthur Nuzman.

Nesta edição, 524 atletas representarão o Brasil no evento. "Esta é a maior delegação brasileira da história para um evento esportivo fora do país", explicou Bernard Rajzman, chefe de missão brasileira no México.

No Pan, os atletas brasileiros disputarão vagas diretas para as Olimpíadas de Londres no triatlo, handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, pólo aquático, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo

Além disso, eles poderão obter os índices mínimos para se classificar para as provas de hipismo, pentatlo moderno, natação e atletismo.

"Estaremos focados em garantir a presença do máximo de atletas possível para as Olimpíadas de Londres. Fazemos parte das cinco maiores potências que participam desses Jogos Pan-Americanos, mas não pretendemos repetir o resultado do Rio, onde estávamos com a força máxima", confirmou Rajzman em entrevista concedida à AFP.

Em Winnipeg-1999 e Santo Domingo-2003, o Brasil chegou em quarto no quadro de medalhas, com 101 e 123 medalhas conquistadas, sempre atrás de Estados Unidos, Cuba e Canadá.

Os atletas brasileiros costumam brilhar nas provas de natação, nas quais conquistaram 137 medalhas desde a primeira edição em 1951. Thiago Pereira, que subiu oito vezes no pódio e conquistou seis vezes o ouro no Rio, é o recordista de medalhas e de títulos em uma só edição.

César Cielo, campeão olímpico dos 50 metros e dono de quatro títulos mundiais, também representará o Brasil na competição.

O atletismo, que já rendeu 134 medalhas ao esporte brasileiro em jogos pan-americanos, também terá a presença de uma grande estrela, Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara em Daegu no último mês de agosto.

O judô, no qual o Brasil já conquistou 98 medalhas, também será um dos carros-chefe da delegação, com a presença de Sarah Menezes, que conquistou o bronze no Mundial de Paris, além de Leandro Guilheiro e Rafael Silva.

Já no futebol, que tem presença garantida nas Olimpíadas tanto no masculino quanto no feminino, o Brasil apresentará seleções sem seus principais destaques, que não foram liberados pelos seus clubes.

O basquete masculino, apesar de já ter carimbado seu passaporte para Londres, se apresentará com 7 dos 12 jogadores que conseguiram a classificação no pré-olímpico de Mar del Plata, na Argentina. Os destaques são Tiago Splitter, dos San Antonio Spurs, da NBA, além de Marcelinho Machado, Alex Garcia, Guilherme Giovannoni e Vitor Benite.

"Sempre chegamos muito motivados para disputar o Pan porque assim, já entramos no clima olímpico", comentou Benite.

Já o vôlei buscará seu quarto título panamericano após as edições de 1963, 1983 e 2007.

Os atletas já começaram a viajar desde o início do mês de setembro para se acostumar à altitude, no centro esportivo de Loma na cidade mexicana de San Luis Potosi, vizinha de Guadalajara.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?