Por CBTM
Melhor mesatenista do Brasil no ranking mundial, Gustavo Tsuboi acredita que seus principais rivais nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara serão atletas nascidos longe das Américas. No México, os chineses naturalizados Ju Lin, que atua pela República Dominicana, e Liu Song, que representa a Argentina, devem ser os maiores obstáculos na briga pela medalha de ouro na competição individual.
--- O Lui Song da Argentina eu já ganhei algumas vezes, mas o Lin Ju da República Dominicana eu nunca venci. Já joguei de igual para igual, mas nunca venci --- disse Tsuboi, eliminado no Pan do Rio de Janeiro em 2007 justamente pelo chinês naturalizado dominicano.
--- É uma briga dura por medalha no individual. Existem vários jogadores de alto nível em todos os países, mas os principais são os brasileiros e os chineses naturalizados --- completou.
Tsuboi ocupa a 117 colocação do ranking mundial e apresenta conquistas importantes dentro do continente nas últimas temporadas. No ano passado, ficou com o ouro nos Jogos Sul-americanos e em março conquistou a Copa Latina.
--- Venho num ritmo bom. No ano passado e agora tive alguns títulos importantes e isso me dá confiança para chegar no Pan jogando bem desde o início, o que é muito importante --- explicou.
Além de Tsuboi, o Brasil será representado em Guadalajara por Thiago Monteiro e Hugo Hoyama, recordista nacional de medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos (nove) e que aos 42 anos de idade vai pela sétima vez ao evento. O trio é o mesmo que subiu ao lugar mais alto do pódio na competição por equipes no Rio e espera repetir o feito em terras mexicanas.Soberano na disputa por equipes entre Caracas-1983 e Mar Del Plata 1995, o Brasil foi bronze em Winnipeg-1999, mas ficou fora do pódio quatro anos depois, em Santo Domingo.
--- Por equipes a gente é favorito para ganhar o ouro. A equipe do Brasil é bem homogênea. Eu, o Hugo e o Thiago somos jogadores do mesmo nível e sempre representamos muito bem o Brasil --- afirmou.
A equipe brasileira do tênis de mesa viaja ao México já na próxima semana, para realizar um período de aclimatação. O principal objetivo é fazer com que os atletas se acostumem à altitude de Guadalajara (1.567 metros) antes da disputa continental.
--- Lá a bola flutua mais. É muito fácil você fazer do mesmo jeito que faz aqui e a bola ir para fora --- disse Tsuboi.
Veja - On line