Por CBTM
O carioca Hugo Calderano é uma das principais esperanças do tênis de mesa no Brasil. Com a sexta colocação do ranking mundial infantil em julho, é o melhor brasileiro da história em uma lista do esporte e foi convidado a treinar com os atletas da Seleção Brasileira que viajam na próxima semana ao México para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
"É bom treinar com eles. A gente ganha bastante experiência porque eles são bem mais velhos e podem passar bastante coisa para mim. Estão em um nível mais alto, dá para melhorar muito", afirmou o atleta, 15 anos, atualmente o nono colocado no ranking da categoria.
Entre as inspirações no esporte, Calderano aponta os destaques brasileiros na modalidade: Hugo Hoyama, dono de nove medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, e Gustavo Tsuboi, melhor jogador do Brasil no ranking mundial profissional.
"O estilo não é muito parecido, mas me inspiro neles aqui. Tento sempre chegar o mais próximo do nível deles para brigar. Quero evoluir o máximo agora, aproveitar que sou novo ainda, para chegar em um nível alto", disse.
Para alavancar a carreira, Hugo deixou o Rio de Janeiro e mudou-se, junto ao avô, para São Caetano do Sul, onde treina diariamente. Os resultados já começam a aparecer. O brasileiro venceu a etapa da Polônia do circuito mundial infantil e também conquistou uma vitória sobre o japonês Yuto Maramatsu, terceiro melhor jogador do mundo de sua idade.
"O problema é ficar longe dos meus pais e da minha irmã. Estou jogando mais torneios no exterior agora e não dá para eles me acompanharem tanto assim. Mas eles estão sempre me apoiando de qualquer jeito, mesmo de longe apoiam muito", encerrou o atleta.
Terra