Notícia

JOGOS PAN-AMERICANOS DE GUADALAJARA COMEÇAM NESSA SEXTA

Por CBTM

14/10/2011 12h19


Quase seis mil atletas representando 32 países das Américas, iniciam amanhã, em Guadalajara, no México, as disputas dos Jogos Pan-Americanos. A abertura do evento será às 22 horas desta sexta-feira, no Omni Stadium, com transmissão ao vivo pela TV Record, que também vai acompanhar toda a competição que encerra no dia 21 de outubro.

 

O mesatenista Hugo Hoyama, detentor de nove medalhas de Ouro, uma de Prata e outras três de Bronze em jogos Pan-Americanos, foi o escolhido para ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos, nesta noite.

 

Os Jogos

 

Com 519 atletas, o Brasil não disputará apenas quatro modalidades da programação do Pan/2011: Beisebol, Hóquei sobre grama, Pelota basca e Softbol.

 

"Esta é a maior delegação brasileira para um evento esportivo fora do Brasil. Chegou a hora e estamos totalmente preparados para este grande desafio", disse Bernard Rajzman, chefe da delegação brasileira.

 

Durante os Jogos estarão em disputa vagas diretas para as Olimpíadas de Londres em 2012 nas seguintes modalidades: Triatlo, Handebol, Saltos ornamentais, Nado sincronizado, Polo aquático, Tênis de mesa, Canoagem e Tiro esportivo.

 

No Hipismo, Pentatlo moderno, Natação e Atletismo, as provas contarão para o ranking internacional ou para obtenção de índices que garantem vagas para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Ao todo estarão em disputa cerca de 100 vagas olímpicas em Guadalajara.

 

A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Pan 2011 é conquistar o maior número possível de vagas em Londres 2012. Brasil nos Jogos O Brasil fez sua melhor participação em Pan-Americanos na última edição, realizada no Rio de Janeiro, em 2007.

 

Nesta competição, a delegação brasileira foi representada por 659 atletas, que disputaram 41 esportes e ficaram com 157 medalhas, assegurando a terceira colocação geral. Em outra edição realizada no Brasil, em 1963, em São Paulo, a delegação local ficou em segundo lugar no ranking geral, mas disputou medalhas em 19 esportes, com 385 atletas.

 

Naquela oportunidade, os brasileiros conquistaram 14 ouros, 20 pratas e 18 bronzes. É no atletismo que o Brasil mais faturou ouros; foram 52. Mas, é no tênis de mesa que um brasileiro conquistou mais medalhas douradas individualmente.

 

Hugo Hoyama tem nove delas, além de uma de prata e outras três de bronze. O segundo no ranking dos brasileiros que mais faturaram é o nadador Gustavo Borges, que tem oito primeiros lugares. No entanto, Borges tem mais conquistas no quadro geral, 19 no total, com oito pratas e três bronzes.

 

Pan/2007

 

Os Jogos Pan-americanos Rio/2007 ficaram marcados pelo desempenho histórico dos atletas brasileiros, superando o recorde de medalhas obtido quatro anos antes, em Santo Domingo, onde o Brasil subiu 123 vezes ao pódio, sendo 29 para receber medalhas de ouro. Nos Jogos Rio 2007 esse número subiu para 157 medalhas no total: 52 de ouro (um aumento de 79% em relação à última edição dos Jogos), 40 de prata e 65 de bronze. O Brasil conquistou medalhas até então inéditas em seis modalidades: Badminton, Boliche, Esqui aquático, Futsal, Ginástica de trampolim e Maratona aquática.  

 

Destaques brasileiros na história dos Jogos

 

1951 Buenos Aires/Argentina

Tetsuo Okamoto foi Ouro nos 400 e nos 1.500 m, nado livre.

 

1955 Cidade do México/México

Adhemar Ferreira da Silva consegue o seu primeiro Ouro no salto triplo.

 

1959 Chicago/Estados Unidos

Anésio Argenton conquista o Ouro na prova contra o relógio, no ciclismo. Os velejadores Antonio Barbosa, Axel e Eric Schimdt ficam com o Ouro na classe lightning.

 

1963 São Paulo/Brasil

Maria Esther Bueno, que se tornaria uma lenda no tênis, é campeã individual.

 

1967 Winnipeg/Canadá

O nadador Sylvio Fiolo conquista o Ouro nos 100 e 200 m, nado peito.

 

1971 Cali/Colômbia

O remo leva três ouros: no dois-com, no double-skiff e no quatro-sem.

 

1975 Cidade do México/México

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, assombra o atletismo mundial com o recorde mundial do salto triplo (17,89 m), conseguindo Ouro também no salto em distância.

 

1979 San Juan/Porto Rico

É a vez do judô brilhar com quatro ouros: Oswaldo Cupertino Simões (absoluto), Luiz Shinohara (ligeiro), Carlos Alberto da Cunha (meio-médio) e Carlos Alberto Pacheco (meio-pesado).

 

1983 Caracas/Venezuela

O meio-fundista Agberto Guimarães conquista o Ouro nos 800 e nos 1.500 m do atletismo.

 

1987 Indianápolis/Estados Unidos

Oscar e Marcel comandam uma vitória histórica sobre o então imbatível basquete dos Estados Unidos, na conquista do Ouro pelo Brasil.

 

1991 Havana/Cuba

Novamente o basquete brilha, agora o feminino com Paula e Hortência liderando a equipe na conquista do Ouro.

 

1995 Mar del Plata/Argentina

Hugo Hoyama, conquista o Ouro no tênis individual. Ele se tornaria o maior medalhista pan-americano brasileiro

 

1999 Winnipeg/Canadá

O nome é o nadador Fernando Scherer, Ouro nos 560 e nos 100 m livre e ainda nos revezamentos 4x100 livre e 4x100 medley

 

2003 Santo Domingo/República Dominicana

Fernando Meligeni se consagra com a medalha de Ouro no encerramento de sua carreira

 

2007 Rio de Janeiro/Brasil

Jade Barbosa, da Ginástica Artística, é exemplo de superação – depois do tombo nas assimétricas, volta no dia seguinte para o Ouro no salto sobre a mesa.  

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?