Por CBTM
A delegação brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que começa nesta sexta, e vai até dia 30 deste mês, terá como principal objetivo classificar atletas para as Olimpíadas de Londres em 2012, já que dificilmente poderá repetir a marca histórica alcançada no Rio de Janeiro, em 2007.
Na última edição do Pan, organizada no país, o Brasil conquistou 161 medalhas (54 de ouro, 40 de prata e 67 de bronze), ficando atrás apenas de EUA e Cuba.
--- Queremos ter o melhor resultado possível, mas sabemos que será difícil repetir o que fizemos no Rio porque o país anfitrião pode levar atletas em todas as modalidades, o que não será o caso do Brasil em Guadalajara --- afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.
Nesta edição, 524 atletas representarão o Brasil.
--- Esta é a maior delegação brasileira da história para um evento esportivo fora do país --- explicou Bernard Rajzman, chefe de missão brasileira no México.
No Pan, os atletas brasileiros disputarão vagas diretas para as Olimpíadas de Londres no Tênis de Mesa, Triatlo, Handebol, Saltos Ornamentais, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Canoagem e Tiro Esportivo. Além disso, eles poderão obter os índices mínimos para se classificar para as provas de Hipismo, Pentatlo Moderno, Natação e Atletismo.