Por CBTM
A Seleção Brasileira de Tênis de Mesa está classificada para a final do Torneio de Equipes dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. Nesse domingo, Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro venceram Cuba, por 3 a 2, em uma semifinal dramática e marcada por um episódio polêmico.
A final será nessa segunda-feira, às 12 horas (15h de Brasília) contra a Argentina, que passou pelo México. Será uma reedição da final do Pan do Rio de Janeiro, em 2007, quando o Brasil venceu e Hugo conquistou sua nona medalha de ouro e passou a ser o recordista da competição.
Depois de duas belas exibições contra os Estados Unidos, Hugo Hoyama abriu a série contra o cubano Andy Pereira, mas acabou surpreendido e perdeu por 3 a 1. A resposta veio com Gustavo Tsuboi, que fez uma partida dura contra Jorge Campos, com os dois primeiros sets terminando 14 a 12. Na sequência, teve um pouco mais de tranqüilidade e conseguiu fechar em 11 a 6.
No jogo de duplas, Hugo e Thiago tiveram a chance de liquidar a fatura, chegaram a estar vencendo o último set por 4 a 0, mas permitiram a reação de Pavel Oxamendi e Jorge Campos, que viraram para 11 a 7 e fecharam em 3 a 2.
Thiago Monteiro entrou pressionado, tendo que vencer a qualquer custo Andy Pereira para levar a série para a partida decisiva. Os atletas alternaram bons e maus momentos e chegaram empatados ao último set. Foi ai que começou a confusão que pode ter definido a história do jogo e garantido o Brasil na decisão.
Irritado depois de um erro, o cubado jogou a raquete no chão e foi advertido pelo árbitro com um cartão amarelo. Pouco depois, repetiu a indisciplina e foi punido novamente. Não satisfeito, continuou reclamando e antes mesmo do set começar Thiago já vencia por 3 a 0, o que irritou alguns membros da delegação cubana.
Na arquibancada, a pouco mais de vinte metros da mesa, dirigentes e torcedores começaram a xingar e ameaçar o árbitro. A Polícia Federal mexicana, que reforça o esquema de segurança do Pan-Americano, foi acionada e retirou os geradores do tumulto, que ainda assim continuaram resmungando.
A confusão parece ter servido de estímulo para o cubano, que chegou a empatar a partida em 6 a 6. No entanto, Thiago manteve a tranqüilidade e acertou várias jogadas seguidas, fechando o set em 11 a 7, para alívio dos brasileiros. No último jogo, Gustavo Tsuboi foi surpreendido por Pavel Oxamendi no primeiro set, mas se recuperou e venceu o jogo por 3 a 1, garantindo assim a vaga na decisão.
--- Jogo de equipes é assim mesmo. Não fui muito bem, mas meus companheiros garantiram a classificação e agora vamos em busca de mais uma medalha de ouro para o Brasil --- avaliou Hugo.