Por CBTM
Um dia depois de conquistar o título da Copa Intercontinental, Gustavo Tsuboi entrou para a história do Tênis de Mesa como o primeiro atleta campeão desse evento, que reúne competidores das Américas, África e Oceania, a vencer uma partida na fase final da Copa do Mundo, esse ano disputada em Paris, na França.
Gustavo conseguiu uma brilhante vitória sobre o russo Alexey Smirnov, atual 23º colcoado no Ranking Mundial, por 4 a 1, parciais de 11-7, 11-9, 9-11, 11-6 e 11-7. Há pouco mais de uma semana, o atleta também ajudou a Seleção Brasileira, que tinha também Hugo Hoyama, Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto, a derrotar a Hugria na mesma fase da competição de equipes, outro feito até então inédito.
Em Paris, derrotando Alexey Smirnov, Gustavo Tsuboi se tornou o primeiro campeão Intercontinental a ganhar um jogo na chave principal, algo que Cazuo Matsumoto e Liu Song, que também já conquistaram o título, não conseguiram. O brasileiro foi superior desde o início e sempre tomou a iniciativa do ataque.
Depois de fechar o primeiro set em 11 a 7, Gustavo começou o segundo e logo abriu uma pequena vantagem, até fazer 10 a 7. O russo esboçou uma reação e encostou (10 a 9), mas o brasileiro fez um pedido de tempo e conseguiu conter o adversário, sacando forte e finalizando na terceira bola.
A derrota claramente abalou a confiança do russo, que perdeu os quatro primeiros pontos do terceiro jogo depois de uma série de erros não forçados. Nesse momento, fez um pedido de tempo. Depois, Alexey Smirnov voltou com garra e conseguiu reverter a situação, descontando com um apertado 11 a 9.
A reação, no entanto, terminou por aí. Gustavo Tsuboi retomou as ações da partida e venceu o quarto set por 11 a 6, desestabilizando ainda mais o adversário, que mesmo acostumado a enfrentar os melhores do mundo não foi capaz de segurar a vibração e o talento do brasileiro.
Nos dois jogos seguintes, Gustavo perdeu para o chinês Jike Zhang e para o alemão Dimitrij Ovtcharov, mas se despediu da competição de cabeça erguida. Agora, o atual nº 107 do Ranking tem tudo para terminar 2011 entre os 100 primeiros.