Por CBTM
O Tênis de Mesa brasileiro viveu um dia histórico nessa terça-feira. Depois de várias finais consecutivas no Torneio Individual do Parapan de Guadalajara, no Ginásio CODE II, os atletas da Seleção conseguiram conquistar um total de nove medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, uma campanha extraordinária que não deixa dúvidas em relação a hegemonia da modalidade.
A primeira final aconteceu às 12h15, na Classe 4, e o Brasil já havia assegurado o ouro no dia anterior, pois a disputa foi entre Ivanildo Freitas e Ezequiel Babes, que acabou conquistando o título. No mesmo horário, em outra mesa, Claudiomiro Segatto, o Rei das Américas, conquistou seu terceiro título seguido na competição na Classe 5 com uma vitória sobre o americano André Scott.
A mesma sorte não teve Paulo Salmin, da Classe 8, que perdeu para o canadense Ian Kent e teve que se contentar com a prata. Apesar da derrota, o atleta comemorou a vaga para Londres, em 2012, porque seu adversário não atende aos critérios estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis de Mesa, que exige um número mínimo de participações em eventos durante a temporada.
Na Classe 3, depois de surpreender o favorito Welder Knaf, David Freitas não resitiu e acabou perdendo para o argentino Gabriel Copola. Na decisão da Classe 6, Carlo Di Franco Michel, o Carluxo, derrotou o mexicano Victor Reyes com certa facilidade e comemorou sua sétima medalha de ouro na história da competição.
No Feminino, Jane Rodrigues, campeã do Parapan do Rio, em 2007, e Isla Margarita, na Venezuela, em 2009, também conseguiu mais uma medalha de ouro contra a canadense Stephanie Chan.
Joyce Oliveira, na Classe 4, depois de vencer todas as adversárias de sua categoria, vai apenas cumpriu tabela e confirmou o ouro com mais um bom resultado contra a americana Jennifer Johnson. Com três vitórias em três jogos, a brasileira não poderia mais ser alcançada por nenhuma adversária.
Na Classe 11, Iliane Faust comemorou o ouro depois de superar a venezuelana Zulay Colmenares. Na mesma categoria, mas no Masculino, Lucas Martins levou a melhor sobre todos os adversários e conquistou o ouro invicto.