Por CBTM
Segundo o velho ditado, os números não mentem jamais. Talvez não seja bem assim, mas utilizar esse argumento sempre complica a vida dos adversários. Proporcionalmente, o Tênis de Mesa foi a modalidade que mais conseguiu conquistar medalhas de ouro para o Brasil nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, no México.
Os mesatenistas participaram de 21 disputas no Masculino e Feminino, no Torneio Individual e de Equipes, conseguindo um total de 12 títulos, o que dá uma média de aproveitamento de 57%, superior as obtidas pela Natação (38%), Atletismo (24%) e o Judô (20%), esportes que mais vezes levaram atletas ao lugar mais alto do pódio.
Esses dados reforçam a superioridade do time verde e amarelo nas Américas e comprovam o crescimento do Tênis de Mesa desde que passou a ser administrado pela CBTM, pois houve uma significativa melhora em relação ao Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, quando os brasileiros ficaram com uma medalha de ouro a menos, mesmo disputando mais provas.
--- Fizemos barba, bigode e cabelo e no caso das meninas também as axilas. O Brasil ficou com 12 ouros, enquanto o segundo colocado, o México, ficou com apenas três. Foram 24 medalhas ao total. Um desempenho realmente notável --- brincou o Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.
Já o Presidente da CBTM, Alaor Azevedo, destacou ainda que os brasileiros também conseguiram conquistar mais vagas para as Paraolimpíadas de Londres em relação à Pequim, em 2008. Dez atletas já estão classificados e pelo menos outros quatro devem carimbar seus passaportes graças as posições que ocupam no Ranking Mundial ou convidados pela ITTF/PTT Division.
--- Além de vencermos, mostramos que estamos evoluindo também. Não adiantada nada conquistar um grande número de medalhas se não houver uma melhora de aproveitamento e isso nós conseguimos no México. Estamos no caminho certo e vamos trabalhar mais ainda para garantir resultados cada vez melhores --- comemorou.