Por CBTM
Depois de participar de uma etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa na Hungria, a Seleção Brasileira Feminina passou a semana passada em treinamento na França, na Região da Alta Normandia, há cerca de duas horas da capital Paris, em Rouen.
Ligia Silva e Jessica Yamada já estiveram por lá no ano passado, mas para Caroline Kumahara e Gui Lin foi uma nova experiência. O técnico Jean-René teve participação fundamental, ajudando a abrir portas e apresentando o Coordenador Lincon Yasuda a Yann, o Coordenador Técnico da região.
As atletas Ligia, Jessica, Caroline e Gui Lin trabalharam em uma média de oito horas por dia, em dois períodos de três horas de treinos, partidas e robôs, com preparo físico em academia e treinos extras de saque.
--- A região está composta por pequenas cidades, todas muito próximas umas das outras. A principal característica aqui é o trabalho cooperativo entre as cidades. O treino não é concentrado em um único pólo. Nós tivemos, por exemplo, a oportunidade de treinar em Grand Quevilly e em Saint Pierre --- explicou Lincon.
O grupo está organizado com os melhores jogadores da região, masculino e feminino, incluindo atletas contratados chineses que atuam na Liga Francesa em diferentes divisões. Como se fosse uma seleção regional.
--- A semana foi muito interessante, muito dentro do que eu esperava para essa equipe. Enfrentamos diferentes estilos e sistemas de jogos com variações de ritmo, efeito e velocidade. Todos os dias as meninas puderam jogar contra os atletas da região, o que possibilitou reforçar tudo o que foi dito nas duas competições anteriores (Hungria e Eslovênia) ---avaliou Lincon.
Na terça-feira as brasileiras assistiram uma partida válida pela Liga Pro-A (1ª Divisão), entre a equipe de Grand Quevilly e o Kremlin Bicetre. Em ação estavam nomes como Wen Jie (12º do Ranking francês), Stephanie Loeuillette (Sel. francesa) e Martial Chloé (jovem promessa), e Kremlin com Mie Skov (Sel. da Dinamarca), Carole Grundisch (Sel. francesa) e Li Samson (6º do ranking Francês).
--- Essa foi uma excelente oportunidade para presenciarmos um estilo de campeonato diferente, um único confronto, em meio de semana à noite, uma única mesa no centro do ginásio, e todo o publico em volta. Quero agradecer a todos os técnicos, atletas e às cidades que nos receberam sempre de braços abertos para ficarmos muito à vontade com relação ao que planejamos trabalhar, e especialmente ao responsável técnico, Yann Loiseau, que esteve o tempo todo ao nosso lado, sempre preocupado em organizar para nós as melhores condições de treino, e de logística, ficando à disposição até o ultimo minuto de nossa viagem --- completou Lincon.