Por CBTM
A seis meses do início das Olimpíadas de Londres, os quase três mil apartamentos que abrigarão milhares de atletas durante algumas semanas começaram a ser mobiliados.
O Comitê Organizador dos Jogos (Locog) encomendou móveis simples e funcionais para os apartamentos do Parque Olímpico de Stratford, entre 16 mil camas individuais, 11 mil sofás e 9 mil armários.
Para celebrar a chegada dos primeiros móveis, o remador britânico Matthew Pinsent, cinco vezes medalhista olímpico, ajudou os operários a carregar as primeiras camas instaladas nos imóveis.
Os prédios, erguidos a poucas centenas de metros do estádio de atletismo, alojarão cerca de 16 mil atletas e membros das equipes durante as Olimpíadas, além de outros 6 mil durante as competições paraolímpicas.
Depois dos Jogos, 675 apartamentos da vila serão postos à venda a um preço inferior ao do mercado.
A Prefeitura de Newham, distrito do leste de Londres que abrange o Parque Olímpico, informou durante esta semana que já tem uma lista de espera de 70 mil pessoas interessadas em comprar esses imóveis.
Além dos apartamentos, o Locog está finalizando as instalações comuns da vila, como o refeitório e o ginásio que estarão à disposição dos atletas.
A cozinha do Parque Olímpico ficará aberta 24 horas por dia e servirá cerca de 60 mil refeições diariamente.
Segundo os cálculos dos responsáveis pelo refeitório, que contará com 5 mil assentos, durante os Jogos serão servidos 25 mil pães, 232 toneladas de batata, 75 mil litros de leite e mais de 330 toneladas de frutas e legumes.