Por CBTM
A delegação de Mato Grosso do Sul fechou a participação no 62º Campeonato Intercolonial de Tênis de Mesa na 6ª posição na classificação geral, somando 220 pontos. Para o diretor da Associação Nipo, Mario Márcio Soken, o resultado foi satisfatório.
--- Comparada a estrutura de estados como São Paulo e Santa Catarina, conseguimos uma boa classificação no geral dentre as 16 delegações que participaram --- comemora.
O primeiro lugar ficou com o Capital de São Paulo, com 537 pontos; em segundo lugar ficou o Norte Paraná (PR), com 509 pontos, e o terceiro colocado foi o Central (SP), com 440 pontos. Quatro sul-mato-grossense conquistaram o primeiro lugar no pódio, Evelyn Tomi, no juvenil feminino 14 e 15 anos, Lilian Tomioka, no juvenil feminino 16 a 18 anos, Frederico Nakasone, juventude masculino, e Edson Simabucuro, no veterano 50 a 59 anos.
--- Campo Grande demonstro que tem capacidade de organizar um torneio dessa dimensão. Afinal, foram seis meses de preparação --- explica Soken.
O evento esportivo é uma festa da colônia japonesa, mas também possui uma categoria livre, na qual, os não-descentes japoneses podem competir.
--- O torneio não é uma coisa restrita, ele é aberto para outros participantes também. Porque percebemos que cada vez mais o tênis de mesa vem conquistando a todas as culturas --- finaliza.
O Campeonato Intercolonial de Tênis de Mesa visa preservar as raízes da comunidade japonesa, além de promover o intercâmbio entre os descendentes nipos de todo o Brasil. É a segunda vez que Campo Grande sedia a competição que, dessa vez, reuniu 700 atletas de todo o pais, no Guanandizão.