Por CBTM
A mais movimentada casa de espetáculos do mundo aguarda de braços abertos o maior evento esportivo do planeta. Enquanto corre para finalizar as obras para os Jogos de Londres, principalmente no Parque Olímpico, onde ficarão, entre outros, o estádio, o parque aquático e o ginásio de basquete, a capital inglesa testou há duas semanas, durante a seletiva de ginástica, a North Greenwich Arena para a competição que tem início em julho. E o palco da ginástica e das finais do basquete foi aprovado com louvor, como já era esperado.
Ao contrário da maioria das instalações olímpicas, o local não foi construído especialmente para os Jogos. Pelo contrário, sequer precisou de retoques, que só serão feitos a partir de maio, para adequação a coisas simples, como camarotes e atendimento, com tendas temporárias. Construída em 2000 e inaugurada para valer em 2007, a North Greenwich já é referência no mundo quando o assunto é receber grandes eventos.
Criada originalmente para a virada do milênio, no ano 2000, a arena recebeu diariamente, durante 12 meses, celebrações em referência ao século que se iniciava. Com a chegada de 2001, porém, foi fechada e só reaberta seis anos depois como um grande complexo de lazer e entretenimento para londrinos e turistas.
Carro-chefe do local, que ainda conta com restaurantes e cinemas, a arena precisou de apenas dois anos para deixar o tradicional Madison Square Garden, em Nova York, e a Arena de Manchester para trás e se tornar a mais movimentada do planeta. Desde 2008, a estimativa é de que mais de 2 milhões de ingressos sejam vendidos anualmente para eventos que recebem público de até 20 mil pessoas.
Imagens de artistas que já se apresentaram por lá, como Beyoncé, Elton John e Metallica, pelos corredores, além de trechos de músicas dos Rolling Stones nos banheiros, deixam claro que o palco olímpico na verdade é a casa da música. Teria início na North Greenwich Arena, inclusive, a turnê anunciada por Michael Jackson semanas antes de sua morte. O esporte, por sua vez, não é intruso no local.
No ginásio, foram realizadas as três últimas edições do ATP Finals, torneio de tênis que reúne os melhores da temporada, além de partidas amistosas entre os americanos da NBA e NHL, ligas mais importantes do mundo no basquete e no hóquei, respectivamente. Dona da casa nos Jogos Olímpicos, a ginástica também conhece bem o local, onde foi realizado o Campeonato Mundial de 2009. No retorno, três anos depois, para a seletiva pré-olímpica, que serviu como evento-teste, os brasileiros foram só elogios:
--- Não é a primeira vez que o Brasil vem aqui e o ginásio está cada vez melhor – disse Georgette Vidor, chefe da equipe feminina.
Técnico entre os homens, Marcos Goto fez coro:
--- A Arena é muito bonita. É top. É um sonho para qualquer país. É difícil melhorar o que já era legal. Essa arena é sensacional. Já dá para sentir o espírito olímpico.
Ao todo, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012 terão 32 sedes, divididas entre Parque Olímpico (nove), Londres (13) e interior do Reino Unido (dez). Fora da capital inglesa serão realizadas competições de futebol, remo, canoagem, mountain bike e vela.