Por CBTM
Em edições anteriores do Campeonato Brasileiro Intercolonial de Tênis de Mesa, alguns dos atletas que fazem parte da elite da modalidade no país, como Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Jessica Yamada e Caroline Kumahara eram figuras certas na festa da colônia japonesa.
No entanto, os atletas estão em Budapest participando do Aberto da Hungria, uma das competições que servem de preparação para o Latino-Americano, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 1º e 7 de março, e para Seletiva dos Jogos Olímpicos de Londres, no mesmo período.
A ausência dos astros da modalidade, no entanto, não diminui o brilho do espetáculo, que atraiu fãs da modalidade de todo país. Vários jovens da nova geração estão presentes no ginásio Guanandizão, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde começou a competição na manhã dessa sexta-feira.
Entre os principais destaques estão alguns atletas que fazem parte do projeto de Detecção de Talentos da CBTM, coordenada pelo especialista Nelson Machado, como Eduardo Tomoike, campeão do Torneio Individual do Campeonato Latino-Americano, na Guatemala.
O atleta conquistou três medalhas de ouro nessa competição, no individual, por equipe e em duplas. Na ocasião a equipe do Brasil foi dirigida pelo treinador Guilherme Simões que também é o coordenador de Detecção de Talentos do Estado de São Paulo.