Por CBTM
O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (foto), informou nesta segunda-feira (16) que está sendo concluído o processo licitatório para a construção do Centro de Excelência Paralímpico, que ficará ao lado do Centro de Lazer e Esportes do Sesi Mario Dedini.
O prédio terá 610 m² de área construída e oferecerá toda infraestrutura necessária para receber atletas Paralímpicos, incluindo banheiros adaptados, refeitório, cozinha, recepção, estacionamento, salas de fisioterapia e musculação, espaço para atendimento médico e acomodações para 50 atletas.
''As instalações ficarão estrategicamente ao lado do Sesi, que já conta com equipamentos esportivos e será parceiro na implantação das atividades. Para facilitar o acesso dos atletas às áreas de treinamento, construiremos uma ligação direta entre o prédio e o Sesi'', informou Arthur Ribeiro, secretário de Obras. ''A obra, que atende as normas de acessibilidade para alojar os para-atletas, contará ainda com aquecimento solar'', completou.
A Prefeitura investirá R$ 1 milhão na construção do Centro. Além disso, a município firmou convênio com o Estado e , nesta nova parceria, Piracicaba arcará com o custo das obras e, posteriormente, fará a cessão do terreno ao governo estadual. Caberá ao Estado assumir as despesas com o funcionamento/manutenção e com a preparação dos atletas. ''Este será um dos primeiros centros de excelência Paralímpicos do Brasil e abrigará praticantes de atletismo, natação e tênis de mesa. Assim, Piracicaba deverá ser uma das principais referências na preparação da delegação brasileira que disputará as Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016'', afirmou o secretário de Esportes, Pedro Mello.
O projeto de criar centros esportivos Paralímpicos no interior é do ex-governador José Serra, e no início do ano o atual governador Geraldo Alckmin anunciou também parceria para construção de um alojamento para 74 atletas olímpicos e Paralímpicos no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, em São Paulo.