Por CBTM
Sempre trabalhando com objetivo de estruturar, organizar e difundir o Tênis de Mesa nacional, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) começa a temporada 2012 com uma novidade nos eventos Paralímpicos, a partir de agora a Classe 11 passa a fazer parte das competições.
O Tênis de Mesa Paralímpico possui uma classificação na distribuição de seus competidores. Os atletas são divididos em onze classes distintas. Segue a lógica de que quanto maior o número da classe, menor é o comprometimento físico-motor do atleta.
A classificação é realizada a partir da mensuração do alcance de movimentos de cada mesatenista, sua força muscular, restrições locomotoras, equilíbrio na cadeira de rodas e a habilidade de segurar a raquete.
A Classe 11 (andantes com deficiência intelectual), que a partir da próxima Copa Brasil Sul-Sudeste, que acontece de 15 a 18 de março na cidade de Santos, litoral paulista, será oficialmente integrada a todas as competições, tornará possível a participação de mais mesatenistas nos eventos Paralímpicos da CBTM.
Classificação:
TT1, TT2, TT3, TT4 e TT5 - atletas cadeirantes
TT6, TT7, TT8, TT9, TT10 - atletas andantes
TT11 - atletas andantes com deficiência intelectual.