Por CBTM
O ano de 2011 ficou marcado pelos frequentes eventos esportivos na cidade. Dentre as diretrizes do governo para o setor, a Secretaria de Esportes e Lazer do município conseguiu fortalecer o quadro de atividades em Petrópolis.
Pleiteado há alguns anos, a mais importante conquista da Secretaria no ano foi o desenvolvimento e implantação do calendário esportivo, já disponível no site (www.petropolis.rj.gov.br). Pela primeira vez, será colocado em prática o quadro de atividades contendo cerca de 100 ações. Mais de 20 modalidades serão contempladas e poderão contar com o apoio institucional e logístico da Secretaria.
Desde que assumiu a Secretaria, a Prefeitura vem apoiando diversos projetos realizados por clubes e comunidades do município que se encontram dentro do planejamento das políticas públicas esportivas.
Segundo o secretário Carlos Alberto Lancetta, o esporte na cidade evoluiu bastante este ano, principalmente com a realização do Campeonato da Liga Petropolitana; da participação do Carangola e Petropolitano na Copa Zico; do desempenho do PEC na Liga de Futsal; das participações do Imperial e do PEC no Campeonato Estadual de Futsal e, do clube Serrano na disputa da 3ª divisão do campeonato Estadual (tendo como campeão o time de juniores); além do desempenho da respeitada equipe Pé de Vento, com os atletas Damião Anselmo, Giovani dos Santos e Gilmar Silvestre.
Lancetta acrescentou ainda que outros elementos também favoreceram a mudança esportiva no município como a implantação e regulamentação do Conselho Municipal de Esporte; elaboração do Plano Municipal de Esportes; emenda que modifica a Lei Orgânica do município, contemplando a atividade de Esporte e Lazer; implantação e funcionamento da Rua de Lazer; realização dos jogos estudantis municipais de Petrópolis; promoção dos jogos estudantis de Petrópolis (escolas municipais e particulares) e parajogos municipais de Petrópolis.
Importantes corridas marcaram o ano de 2011. Pelo quarto ano consecutivo a Meia Maratona “Faz Um 21” foi realizada em Petrópolis e mobilizou, desta vez, mais de 600 pessoas que vislumbraram os tradicionais pontos turísticos durante o percurso. Já em novembro, a Secretaria promoveu a 1ª Corrida Rústica de Petrópolis – Corrida Pró-Vida, que teve como objetivo angariar fundos para ajudar os pacientes que precisam de transplante de fígado.
Olimpíadas e paraolimpíadas de 2016
Depois de ficar entre as pré-selecionadas para ser centro de treinamento nas Olimpíadas Rio 2016, a cidade também pode sediar centros de treinamento na Copa do Mundo de 2014.
Quatro cidades do estado do Rio estão na disputa: Petrópolis, Teresópolis, Búzios e Macaé. Petrópolis poderá sediar dois CTs, um no Estádio Atílio Marotti e outro no Centro de Treinamento Vale do Carangola, que deverá ser totalmente construído.
Para Lancetta, a cidade e as ações da Prefeitura estão no caminho certo. ”Temos totais condições de ser sede de treinamento. A cidade apresenta todos os pré-requisitos exigidos pelas duas comissões de avaliação, tanto para a Copa do Mundo quanto para os Jogos Olímpicos de 2016. Pontos favoráveis contam ao nosso favor, como o clima, a altitude, o espaço físico, a proximidade do aeroporto internacional do Rio de Janeiro, a rede hospitalar, a rede hoteleira e a segurança”, disse.
Os incentivos também se estendem para os atletas Paralímpicos. Buscando fortalecer a inclusão dos deficientes físicos em eventos esportivos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, a Secretaria promoveu ao longo de 2011 importantes ações como 3ª Etapa do Campeonato de Bocha Adaptada, que aconteceu em Nogueira, reunindo 50 entidades de todo Estado e mais de 200 atletas e, a inovadora “Corrida e Caminhada Superar”, que reuniu 274 atletas e arrecadou 208 quilos de alimento, que foram distribuídos para entidades do município.
--- Nosso objetivo é criar uma mentalidade olímpica e paraolímpica em Petrópolis, tendo em vista que o município é candidato à sede de treinamentos de aclimatação junto ao Comitê Paralímpico Nacional --- disse o secretário.
Capacitação
Em julho, a Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou o I Seminário de Educação Olímpica de Petrópolis. O evento buscou consolidar o papel da Educação Física como agente de formação ética, moral e de valores, além da prática do esporte. O objetivo é fazer com que os profissionais da área sejam disseminadores desta cultura.
No mesmo mês, foi inaugurado o Centro de Treinamento e Levantamento de Peso de Petrópolis na praça de esportes do Clube Petropolitano, no Valparaíso. A instalação pretende preparar a cidade para ser local de treinamento para os Jogos Olímpicos de 2016. O centro já conta com 50 alunos inscritos.
Já em novembro, aconteceu o Fórum Municipal para Financiamento do Esporte, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase). O intuito foi de fomentar a importância do esporte na cidade e disseminar a informação sobre a captação de recursos financeiros previstos nas leis municipais de incentivo às atividades físicas. O Fórum foi uma das metas estabelecidas pelo Plano Municipal de Esporte e Lazer (PMEL), que delineia o caminho que o município irá seguir nos próximos anos.
“Ao longo de 2012 serão criadas clínicas de capacitação para professores de Educação Física e estudantes, com auxílio de especialistas em cada modalidade esportiva, visando à preparação para ser sede de treinamentos para olimpíada”, adiantou o secretário.
Petrópolis Saúde e Lazer
Uma das metas do governo é garantir qualidade de vida dos petropolitanos. O projeto “Petrópolis Saúde e Lazer” proporciona a população diversas atividades gratuitas.
--- A Avenida Koeler é ponto central da cidade, onde moradores de diversos locais podem participar da atividade. Não atrapalha o fluxo de trânsito e nem os moradores da avenida, além de ser uma rua segura e propicia para a prática de esportes --- destacou Lancetta.
Educação, saúde e cidadania através do tênis de mesa
O investimento no esporte pode trazer retorno ao município a nível esportivo, mas também em outras áreas de suma importância para o desenvolvimento do ser humano como a saúde, educação e cidadania. Acreditando nisso, a Prefeitura de Petrópolis oferece aulas gratuitas de tênis de mesa a 1.400 jovens estudantes de escolas da rede municipal de ensino, com idade entre 07 e 11 anos.
E para 2012…
A partir de janeiro o projeto Segundo Tempo, do governo Federal, começará a ser implantado no município. Outras duas iniciativas também estão bem encaminhados junto à Petrobrás para implantação do projeto Clube Escolar(atividades conjuntas que unem esporte e cultura). A expectativa é de que até abril de 2012 todo o procedimento seja finalizado e a cidade seja contemplada com a ação.
Vale lembrar que três núcleos do projeto Rio 2016 já estão em funcionamento nos bairros Independência, Alto da Serra e Cuiabá.