Por CBTM
A chinesa Gui Lin já participa de competições no exterior com a camisa da Seleção Brasileira e aparece no Ranking Mundial divulgado mensalmente pela Federação Internacional de Tênis de Mesa como atleta do país.
No entanto, continua a espera da naturalização e conta com o auxílio do departamento jurídico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa para isso.
Gui Lin não participou da Seletiva realizada em São Paulo, no início do mês, para o Campeonato Latino-Americano, mas foi ao Centro de Treinamento todos os dias acompanhar os jogos.
--- Tenho treinado bastante. Me disseram para não me preocupar com mais nada, apenas jogar e trabalhar para aprimorar a técnica, então estou fazendo isso --- explicou a atleta.
Gui Lin nasceu na China, mas veio para o Brasil ainda menina e já está completamente adaptada, inclusive a língua. A única coisa que lhe parece um pouco estranha é a forma de cumprimentar as pessoas, sempre com contato físico, beijos e abraços, algo incomum para a cultura oriental.
A atleta já é a segunda melhor do país, segundo o Ranking Mundial divulgado pela ITTF e atualmente é treinada por ninguém menos que Hugo Hoyama, o maior astro da modalidade de todos os tempos, que vê em Gui Lin potencial até mesmo para lutar por uma medalha Olímpica em 2016.
Sua participação em Londres ainda é incerta porque depende da naturalização, mas Gui Lin não esconde a vontade de defender o Brasil no maior evento esportivo do mundo.