Por CBTM
O público amapaense viu de perto o poderio dos atletas da Guiana Francesa. O trio guianense, liderado pelo veterano Alex Tertulien (44 anos), que contou ainda com Ritchie Palton e Jonathan Coupra, não deu chances a juventude dos talentos locais e venceu todas as três competições realizadas durante o I Intercâmbio Internacional ACTM-Guiana Francesa, entre os dias 09 a 11 de dezembro, em Macapá/AP.
No confronto entre as Seleções Nacionais os franceses venceram por 3 a 0. Os brasileiros Caio Silva, Raí Barros, Luan Morais e Jorge Brito tiveram um início arrasador, abrindo 2 a 0, mas não suportaram a reação francesa e perderam de virada. Na competição por Equipes de Clubes mais uma vitória guianense, desta vez mais tranquila, superando por 3 a 0, o time da ACTM, formado por Caio Silva e Luan Morais.
O torneio individual foi o mais eletrizante. Tudo levava a crer que o pódio seria exclusivamente francês diante dos resultados anteriores, mas a garotada do Amapá desencantou. Nas oitavas-de-final, Jorge brito e Ritchie Palton disputaram a partida mais emocionante do evento, com vitória do brasileiro, de virada por 3 a 2.
Nas quartas, Jorge cruzou com Caio Silva e foi superado pelo seu parceiro de treino, por 3 a 0. Definidas as semifinais, destaque para Djalma Júnior, sempre apontado como o mais talentoso do Estado, que se superou subindo da fase eliminatória e batendo Raí Barros (2º cabeça de chave) por 3 a 0 e eliminando com total domínio na semifinal o nº 1 do ranking guianense Jonathan Coupra, também por 3 a 0.
O confronto mais aguardado entre Caio Silva e Alex Tertuliem aguçou o patriotismo da torcida “tucujú”, que ao som de gritos de incentivo “Brasil! Brasil! Brasil!” incentivou o jovem campeão das Olimpíadas Escolares. No entanto, o experiente Alex, veterano das mesas do platô, soube lidar com a pressão e venceu por 3 a 1.
A final entre Djalma e Alex mostrou a todos o quanto será importante manter este intercâmbio. Mesmo surpreendido pelo bom saque e jogadas sempre plásticas do jovem adversário, o guianense sagrou-se campeão invicto do evento, por 3 a 0.
--- Estou muito surpreso com o nível dos jovens do Amapá. Foi preciso enviar para o torneio nossos melhores jogadores pois, em abril de 2011, vimos de perto o talento desta geração no Campeonato Guiana Antilhas em Cayene. O talento desses meninos é admirável em se tratando de uma região tão distante do grande centro do Brasil --- avaliou Tertulien o capitão do time da Guiana Francesa.