Notícia

EXPERIÊNCIA FEZ A DIFERENÇA NO INTERCÂMBIO INTERNACIONAL.

Por CBTM

16/12/2011 14h32


O público amapaense viu de perto o poderio dos atletas da Guiana Francesa. O trio guianense, liderado pelo veterano Alex Tertulien (44 anos), que contou ainda com Ritchie Palton e Jonathan Coupra, não deu chances a juventude dos talentos locais e venceu todas as três competições realizadas durante o I Intercâmbio Internacional ACTM-Guiana Francesa, entre os dias 09 a 11 de dezembro, em Macapá/AP.

No confronto entre as Seleções Nacionais os franceses venceram por 3 a 0. Os brasileiros Caio Silva, Raí Barros, Luan Morais e Jorge Brito tiveram um início arrasador, abrindo 2 a 0, mas não suportaram a reação francesa e perderam de virada. Na competição por Equipes de Clubes mais uma vitória guianense, desta vez mais tranquila, superando por 3 a 0, o time da ACTM, formado por Caio Silva e Luan Morais.

O torneio individual foi o mais eletrizante. Tudo levava a crer que o pódio seria exclusivamente francês diante dos resultados anteriores, mas a garotada do Amapá desencantou. Nas oitavas-de-final, Jorge brito e Ritchie Palton disputaram a partida mais emocionante do evento, com vitória do brasileiro, de virada por 3 a 2.

Nas quartas, Jorge cruzou com Caio Silva e foi superado pelo seu parceiro de treino, por 3 a 0. Definidas as semifinais, destaque para Djalma Júnior, sempre apontado como o mais talentoso do Estado, que se superou subindo da fase eliminatória e batendo Raí Barros (2º cabeça de chave) por 3 a 0 e eliminando com total domínio na semifinal o nº 1 do ranking guianense Jonathan Coupra, também por 3 a 0.

O confronto mais aguardado entre Caio Silva e Alex Tertuliem aguçou o patriotismo da torcida “tucujú”, que ao som de gritos de incentivo “Brasil! Brasil! Brasil!” incentivou o jovem campeão das Olimpíadas Escolares. No entanto, o experiente Alex, veterano das mesas do platô, soube lidar com a pressão e venceu por 3 a 1.

A final entre Djalma e Alex mostrou a todos o quanto será importante manter este intercâmbio. Mesmo surpreendido pelo bom saque e jogadas sempre plásticas do jovem adversário, o guianense sagrou-se campeão invicto do evento, por 3 a 0.

--- Estou muito surpreso com o nível dos jovens do Amapá. Foi preciso enviar para o torneio nossos melhores jogadores pois, em abril de 2011, vimos de perto o talento desta geração no Campeonato Guiana Antilhas em Cayene. O talento desses meninos é admirável em se tratando de uma região tão distante do grande centro do Brasil --- avaliou Tertulien o capitão do time da Guiana Francesa.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?