Por CBTM
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, recebeu na última sexta-feira, 25, no Palácio do Buriti 10 atletas brasilienses medalhistas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara.
Além de homenagear os competidores, ele anunciou o lançamento do Centro de Referência de Alto Rendimento Paralímpico do DF, com o objetivo de promover uma série de ações para o incentivo do desporto Paralímpico na capital. Uma das novidades é a ampliação das atividades no Centro de Treinamento para Para-atletas, que funciona na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O espaço conta com estrutura física, equipamentos adequados e profissionais — entre professores, psicólogos e fisioterapeutas —, que oferecem assistência e desenvolvem o treinamento esportivo. A partir de agora, essa equipe vai atender e avaliar paraatletas nos centros olímpicos do DF, que passam a ficar abertos também para treinamentos do esporte Paralímpico.
--- É mais um esforço para incentivarmos o desenvolvimento do desporto na capital federal. Estamos nos preparando para receber grandes eventos nessa área e, para isso, é fundamental potencializar o crescimento econômico, social e esportivo --- afirma Agnelo.
Além disso, o governo colocará à disposição do esporte Paralímpico programas da Secretaria de Esporte, como o Compete Brasília, que auxilia com passagens para as disputas.
Os para-atletas comemoraram as ações. Para o medalhista de ouro no Tênis de Mesa por equipe, e prata na categoria individual do Parapan, Ronaldo Souza, a iniciativa é positiva.
--- Isso vai tornar todas as modalidades ainda mais profissionais. Há alguns anos, o esporte Paralímpico tinha um caráter filantrópico. Mas não é nada disso, ele é de alto rendimento, só que em condições físicas diferentes. A visão do governador é muito correta para o programa, que vai ser benéfico --- defende.