Por CBTM
Os 17 atletas do Distrito Federal que representaram o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, entre os dias 12 a 20 de novembro, foram recebidos nesta quinta-feira, 24, pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, no Palácio do Buriti. Entre eles, dez voltaram para casa com medalhas, totalizando 21 conquistas (11 ouros, cinco pratas e cinco bronzes).
--- Os resultados são fruto da Lei Agnelo Piva, que deu condições para que o paradesporto tenha uma fonte de recursos permanente. A evolução do esporte Paralímpico foi acelerada graças a criação da lei --- exaltou o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado.
A lei destina 2% dos recursos da arrecadação bruta de todas as loterias federais do País ao CPB e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Agnelo recordou seu mandato de ministro do Esporte e anunciou que colocará à disposição do paradesporto programas da Secretaria de Esporte, como o Compete Brasília, que auxilia com passagens para as competições. Além disso, assumiu o compromisso de ampliar o Bolsa Atleta do DF para para-atletas.
--- Como foi de iniciativa de outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, queremos também ter o Time DF. Temos mecanismos de financiamento hoje e podemos assegurar verba para o paradesporto, para que não haja disputa com outras áreas e modalidades. Queremos avançar nesse entendimento. Queremos que Brasília seja a casa do paradesporto --- afirmou o governador.
O Brasil conquistou o primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, com 197 medalhas (81 de ouro, 61 de prata e 55 de bronze), repetindo a liderança conquistada na edição Rio 2007. Estiveram também presentes o secretário de Esportes do DF, Célio Renê, o assessor da presidência para relações institucionais do CPB, Luiz Garcia, e o coordenador do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), Ulisses de Araújo
--- O Distrito Federal está feliz por nossos atletas, que contribuíram com a conquista do primeiro lugar no quadro geral de medalhas do Brasil no Parapan. O DF vibrou com vocês a cada disputa, a cada pódio --- reforçou Agnelo.